Mais de 6000 congressistas são esperados. Serão mais de 600 atividades com participação de cerca de 550 professores nacionais e internacionais Dos avanços às controvérsias da medicina moderna, os principais aspectos do dia-a-dia do médico estarão em debate no IX Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), será realizado em Curitiba, Paraná, de 10 a 13 de outubro de 2007. Ética e bioética, direitos médicos, informática, perícia médica, medicina do trabalho, ensino médico e defesa profissional são alguns dos temas que serão apresentados e debatidos com os mais de 6 mil clínicos de todo o Brasil. “O objetivo primordial é abranger todas as áreas de interesse da medicina contemporânea, com foco na atualização e reciclagem, sem esquecer da educação médica”, destaca o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Serão oito cursos pré-congressos com temário preliminar contemplando as novas diretrizes sobre as grandes síndromes clínicas, as patologias prevalentes, as doenças emergentes e os avanços na farmacoterapia, na genômica e na biologia molecular. Além disso, haverá 50 mesas-redondas com 250 assuntos diversificados (desde dor, depressão e qualidade de vida até a AIDS), 50 conferências com mais de 50 tópicos atuais, entre eles, as perspectivas das células-tronco e mais de 40 encontros com professores e profissionais dos principais centros do país, enfocando de forma profunda e completa assuntos atualizados e revisados, como a tuberculose e a reposição hormonal na terceira idade. Ao todo, são mais de 600 atividades com a participação de 550 professores. “Os assuntos estão configurados de acordo com a realidade do clínico em sua rotina, como dor e qualidade de vida, patologias crônico-degenerativas, hebiatria (adolescentes), síndrome cardiometabólica, doenças reumáticas, adesão ao tratamento, relação médico-paciente, entre outros. É uma boa oportunidade de conhecer e divulgar um grande número de trabalhos científicos produzidos em nosso país”, avalia o dr. César Kubiak, presidente da SBCM-PR e do IX Congresso Brasileiro de Clínica Médica.
Local do evento O palco do Congresso foi muito bem escolhido. Será no moderno Centro de Convenções Expotrade & Exhibition Center, que, aliás, foi sede do último encontro da ONU sobre biodiversidade e meio ambiente, em março de 2006. Com amplo espaço e conforto, tem capacidade para acolher até 10 mil pessoas. A recepção e acomodação serão asseguradas pela grande rede hoteleira de Curitiba. O turismo receptivo da cidade tem capacidade e opções para contemplar todos os desejos e interesses dos congressistas por meio de suas múltiplas opções de gastronomia, cultura e arte, além dos mais de 40 parques urbanos.
Renomados especialistas têm presença confirmada Os doutores Renato Deláscio Lopes e Christopher Granger, ambos da Duke University, localizada na Carolina do Norte (EUA), são algumas das participações internacinais confirmadas. Trarão o que há de mais moderno em cardiologia clínica. Além deles, renomados médicos nacionais e estrangeiros ministrarão palestras sobre temas como Síndrome metabólica e o seu espectro clínico, Ansiedade e depressão, Avanços na terapia das cefaléias, A insuficiência coronariana e o tratamento clínico conservador, Disfunções sexuais, entre outros. Os principais estudos multicêntricos serão discutidos frente à realidade brasileira.
Abordagens previstas A síndrome metabólica, considerada a epidemia do século XXI, estará em pauta, e especialistas discutirão os fatores relacionados, como a obesidade, a hipertensão arterial e as dislipidemias. Estratégias de diagnóstico precoce, tratamento intensivo e sua aderência terão destaque e serão alinhadas às especialidades relacionadas, como a cardiologia, a endocrinologia, a neurologia e a geriatria. Visando a minimizar o sofrimento físico, psíquico e moral dos pacientes, normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizam a suspensão de tratamentos fúteis em estado terminal e defende a implementação dos cuidados paliativos. Atual, o assunto também estará em debate. “Com o posicionamento do CFM, define-se então uma nova área de atuação, a do profissional paliativista que, em conjunto com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas e assistentes sociais, lutam para aliviar a dor, os sintomas e outras complicações, proporcionando uma assistência humanizada e digna”, explica dr. César. O Congresso também contará com um curso de perícias médicas, área de atuação ainda não reconhecida como especialidade médica pelos órgãos competentes, mas de suma importância em decisões judiciais (compensação de danos), administrativa (laudos do INSS), a securitária (sinistros) e a médico legal (causas de óbitos maus tratos e violência).
Atrações à parte Paralelamente serão realizados o III Congresso Internacional de Medicina de Urgência, o II Congresso Nacional da Liga Acadêmica de Clínica Médica, o II Simpósio Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e o II Simpósio Brasileiro de Cuidados Paliativos. O II Congresso Nacional da Liga Acadêmica de Clinica Médica abordará a formação médica, mercado de trabalho, pós-graduação e outros temas de interesse acadêmico. Assim como o II Simpósio Brasileiro de Cuidados Paliativos, que destacará as visões modernas sobre os cuidados médicos a pacientes terminais, sob aspectos humanístico e racional. Haverá também provas de Título de Especialista em Clinica Médica e Área de Atuação em Medicina de Urgência. Soma-se, ainda, o debate especial sobre ensino médico com participação da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM). Outras novidades serão apresentadas aos profissionais de medicina. Uma delas é o inédito curso de propedêutica clínica no paciente diabético. O Congresso terá também aulas de informática médica nas quais serão abordados os mecanismos de busca para recolher as melhores e mais confiáveis informações nos sites de literatura médica. No contexto virtual, a Comissão Organizadora lançou o site do evento. Desenvolvido pela Regional Paraná da SBCM, o endereço eletrônico www.sbcmpr.com.br/brasileiro2007 é atualizado periodicamente a fim de bem informar os interessados quanto aos novos preparativos.
Inscrições no local As inscrições antecipadas estão encerradas, mas quem tiver interesse em participar poderá se inscrever no local do evento, onde estarão liberadas também as inscrições para os cursos pré-congresso, que acontecem no dia 10. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (41) 3029-0987 e (41) 3335-9912 Fonte: Acontece Comunicação e Notícias