O atendimento de urgência é uma das muitas prioridades da medicina. Nos dias 18 e 19 deste mês, o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) promove no município de Itacoatiara, o II Fórum de Urgência do Amazonas.
O fórum acontece em um momento de engajamento das entidades médicas por melhorias no atendimento de urgência no Estado, principalmente, nos municípios do interior. O objetivo é promover a troca de experiência entre Médicos e Enfermeiros das Unidades de Atendimento de Saúde dos municípios de Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará e comunidades do Novo Remanso e Itapiassú.
O Amazonas é um dos estados que concentram as taxas mais altas de mortalidade infantil segundo dados do Censo 2011 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Taxa é de 8,5%, o que justifica a iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Amazonas em promover um Fórum como este.
O II FÓRUM aborda as especialidades da Pediatria, Infectologia (Dengue) e Ética no Trabalho. As dificuldades e desafios do atendimento pré-hospitalar no interior do Amazonas a tornam um dos pontos centrais neste contexto de trabalho.
Entre os ministrantes da área de Pediatria está a Doutora Lúcia Alves, especialista em Dengue. Na área de Urgência e Emergência com o tema ‘Classificação de Risco’, a palestrante é a Doutora Eneida Lins.
O evento é uma realização do Conselho Regional de Medicina do Amazonas sob a coordenação do Dr. Aparecido Maurício de Carvalho e Dra. Eneida Maria Brandão Eduardo Lins.
Fonte: Cremam