A Regional de Sorocaba da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – vai promover, no dia 19 de abril, o encontro Insuficiência Cardíaca Refratária e Transplante Cardíaco, com palestra de Dirceu Rodrigues Almeida, professor adjunto da disciplina de Cardiologia da UNIFESP – EPM e responsável pela Divisão de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco da Unifesp.
Otávio Ayres da Silva Neto, presidente da Regional Sorocaba, explica que a insuficiência cardíaca refratária é o nome dado à doença que impede que a quantidade de sangue bombeada pelo coração seja suficiente para oxigenar as células do corpo humano. Por ser refratária, ou seja, não responder adequadamente aos tratamentos convencionais com medicamentos e cirurgia, o transplante cardíaco pode ser indicado.
Segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, foram realizados 69 transplantes de coração no Estado de SP em 2011, um número ainda abaixo do ideal para a demanda de pacientes com a doença no Estado e no Brasil.
“É necessário que cardiologistas e médicos de outras especialidades, como geriatras e clínicos gerais, façam uma constante atualização sobre o tema. Abordaremos desde o diagnóstico até formas de tratamento e quando indicar o transplante”, conclui Otávio Ayres da Silva Neto.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 3179-0039/49 ou pelo site www.socesp.org.br.
Insuficiência Cardíaca Refratária e Transplante Cardíaco
Data: 19 de abril de 2012
Horário: 20h00
Local: Unimed Sorocaba – Rua Salvador Correa, 485 – Sorocaba – SP
Inscrições: (11) 3179-0039/49 ou www.socesp.org.br (sem custos)
** acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp