
O prêmio, de âmbito nacional, é destinado a profissionais das áreas médica e jurídica, e a estudantes que estejam cursando o último semestre do curso de medicina ou direito. Para a primeira edição do prêmio, a área escolhida foi Medicina Legal.
De acordo com o regulamento da premiação, poderão ser inscritos artigos científicos apresentando temas ou abordagens originais do tipo relato de caso, comunicação ou nova prévia de, no mínimo, 10 (dez) e, no máximo, 15 (quinze) páginas, tamanho A4, corpo 12, tipo Times New Roman, entrelinhas 1.5, justificado, com exceção das citações de mais de três linhas e do resumo, que devem ser digitados em corpo 11 com espaço simples, em programa Word for Windows. Para construção do artigo, devem ser adotadas as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT –NBR 6022:2003 nas apresentações de artigos científicos impressos. Esta norma regulamenta os elementos que constituem o artigo científico.
As inscrições e a entrega dos trabalhos devem ser realizadas até o dia 30 de maio de 2011. O Regulamento e a ficha de inscrição ficarão disponíveis para consulta no site da Fundação José Silveira (www.fjs.org.br). Informações sobre inscrições poderão ser obtidas através do telefone (71) 3504-5174, ou através de e-mail para centrodepesquisa@fjs.org.br.
As inscrições e a entrega dos trabalhos poderão ser feitas na sede da Fundação José Silveira/Centro de Pesquisa, Ladeira do Campo Santo, s/n, Federação, Salvador, Bahia, em horário comercial, ou através de sedex encaminhado para o endereço desta.
No ato da inscrição, cada candidato deverá manifestar, formalmente, sua plena concordância com todas as cláusulas e disposições do Regulamento, sem o que a inscrição não se completará.
A Fundação José Silveira encaminhará e-mail a cada candidato inscrito, confirmando sua inscrição e o recebimento do trabalho. Findo o prazo de entrega dos trabalhos, não serão mais aceitos novos trabalhos, salvo os postados até a data de encerramento da entrega dos mesmos.
O julgamento ocorrerá em uma única etapa, sendo que a avaliação dos trabalhos inscritos será feita por uma comissão julgadora composta de cinco representantes, que serão nomeados pelas instituições patrocinadoras e parceiras, dentre as personalidades e/ou profissionais de renomada atuação nas áreas de saúde e jurídica.
Os trabalhos serão apreciados pela comissão, cabendo a esta, a seu livre e exclusivo critério, escolher o vencedor. Caberá a Comissão definir os temas que serão objetos dos próximos prêmios.
As decisões da comissão são soberanas e não caberá recurso de qualquer espécie.O resultado do concurso será divulgado no dia 02 de setembro, devendo o vencedor ser devidamente comunicado.
O vencedor do prêmio será contemplado com uma medalha Profa. Maria Theresa Pacheco, além da importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
A premiação será realizada em sessão solene no Auditório do Instituto Brasileiro da Tuberculose (IBIT), Ladeira do Campo Santo, s/ n, Federação, Salvador-Ba, na semana de comemoração do dia do médico, em horário a ser previamente divulgado.
Fonte: Cremeb