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A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou hoje, no portal http://www.ans.gov.br/portal/site/rank/rank_default.asp, o Índice de Reclamações (IR) de Junho, que permite aos atuais e futuros usuários de planos de saúde acompanhar o atendimento das operadoras aos usuários de seus planos de saúde. Atualizado mês a mês, o IR é um importante instrumento na construção da transparência do setor de planos de saúde. O IR classifica as operadoras de planos de saúde pelo número de reclamações com indícios de irregularidades feitas ao Disque ANS: 0800-701-9656, atendimento especializado e gratuito da Agência, que recebe ligações de qualquer parte do país e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Também são computadas as reclamações recebidas pelo e-mail Fale Conosco existente no portal da Agência. As reclamações com indícios de irregularidades são imediatamente encaminhadas aos Núcleos Regionais da Diretoria de Fiscalização para que sejam avaliadas e podem resultar em autuações das operadoras. Com exceção das operadoras do segmento de Administradoras, todas dos outros segmentos, como filantrópicas, medicinas de grupo, autogestões, seguradoras especializadas em saúde e cooperativas, constam do Índice de Reclamações. Para o cálculo do IR, o total das reclamações contra uma operadora é dividido pelo total de seus usuários, sendo o resultado multiplicado por 10.000 para a redução das casas decimais. Com objetivo de possibilitar comparações de operadoras de portes semelhantes, o IR as apresenta divididas em três grupos. O Grupo das com mais de 50.000 usuários; o das com menos de 50.000 e mais de 10.001; e o das operadoras com até 10.000 beneficiários. Grupo com mais de 50.000 usuários São 145 operadoras que integram este Grupo no IR de Junho. Elas atendem 26.158.013 beneficiários de seus planos de saúde. Encabeça o IR, o Plano de Saúde Ana Costa Ltda., que tem sede em Santos, São Paulo. Esta operadora já havia aparecido no IR de Maio em 29º lugar. A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro pulou do 4º para o 2º lugar em Junho. Também do Rio de Janeiro, a Unimed São Gonçalo-Niterói passou do 19º para o 3º lugar. Grupo com menos de 50.000 e mais de 10.001 Das 391 operadoras que integram este Grupo e que atendem 8.699.178, o Centro Trasmontano de São Paulo se manteve em 1º no IR de Junho, mas recebeu mais reclamações, o que fez com que seu índice pulasse de 8,03 para 29,22. Com sede no município paulista de Poá, apareceu em 2º lugar em Junho a Royal Saúde S/C Ltda. Da capital paulista, a Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas passou do 5º para o 3º lugar de Maio para Junho. Grupo com menos de 10.000 Com 1.070 operadoras, que atendem 3.449.799, este Grupo está liderado no IR de Junho pela Unimed de São Luís (Maranhão), que aparecera em 2º lugar em Maio. Caindo do 1º lugar em Maio para o 2º em Junho, a Alfamed Assistência Médico Hospitalar Ltdc.tem sede em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Subindo do 15º para o 3º, a Silver Life Operadora de Plano de Saúde Ltda. tem sede no Centro do Rio de Janeiro. Os usuários de planos de saúde de todo o país podem se utilizar gratuitamente do atendimento especializado do Disque ANS: 0800-701-9656, que funciona das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Se preferirem, podem usar o e-mail Fale Conosco no portal www.ans.gov.br.

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