
Prevenção: exames ajudam a detectar o surgimento de novos casos
A incidência estimada do câncer de mama no Brasil em 2020 é de 66.280 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os registros de mortalidade da doença também são altos: 17.763, em 2018, sendo 17.572 mulheres e 189 homens, conforme apontam os dados do Ministério da Saúde.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, no Brasil e no mundo. Ele corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Entre as brasileiras, esse percentual é mais alto e fica em 29%.
Com relação ao número de mortes, o câncer de mama também aparece no topo do ranking da mortalidade por neoplasias em mulheres. Representou 16,4% das mortes na população do sexo feminino. O câncer de traqueia, brônquios e pulmões, com 11,5%, fica em segundo lugar.
Rosylane Rocha, conselheira efetiva pelo Distrito Federal, ressalta que as mulheres muitas vezes cuidam da família e dos amigos com grande empenho e acabam se esquecendo da própria saúde. “É muito importante direcionar esse cuidado e esse carinho para nós mesmas e para o nosso corpo, pelo menos em um momento do ano. Deixo o pedido a todas as mulheres para que se toquem e façam o exame preventivo das mamas, pois assim estaremos todas contribuindo com a luta contra o câncer de mama”.