Durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2023, sediado em Belo Horizonte (MG), o Conselho Federal de Medicina (CFM) entregou placas em homenagem a cinco conselheiros de gestões atual e anteriores que deram importantes contribuições para o movimento médico e para o sistema de conselhos.
“Vamos aplaudir a trajetória, a dedicação, a postura ética e profissional de alguns de nossos conselheiros que são referência para o CFM e os CRMs. Nomes que abriram caminhos, deram exemplos, nos ensinaram a sermos melhores em todas as áreas de nossas vidas”, anunciou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.
Foram homenageados na manhã do dia 14 de setembro: Aldemir Humberto Soares, Alexandre de Menezes Rodrigues, Dalvélio de Paiva Madruga, Frederico Henrique de Melo e Wirlande Santos da Luz.
O primeiro a receber a homenagem foi o radiologista Aldemir Humberto Soares, que foi conselheiro do CFM entre 2002 e 2019. Em sua fala, Aldemir fez questão de agradecer a todos os conselheiros com quem dividiu o período em que esteve no CFM e ressaltou a importância do trabalho conjunto realizado naquele período.
O atual vice-corregedor do CFM, Alexandre de Menezes Rodrigues, foi um dos homenageados. No CFM há mais de nove anos, Alexandre pontuou que o tempo de convivência com os demais conselheiros é grandioso e agradeceu a cada um, à sua família, aos diretores do CFM que, segundo ele, contribuíram muito para seu aprendizado.
O cirurgião Dalvélio Madruga foi conselheiro federal efetivo no CFM nas gestões 2009-2014 e 2014-2019, tendo exercido a 2ª tesouraria na Autarquia. Após agradecer a todos que o ajudaram a desempenhar a função de conselheiro, ele agradeceu o apoio da família.
Também como ex-conselheiro, foi homenageado o clínico Frederico Henrique de Melo. Em sua fala, ele fez um breve resumo de sua vida profissional e pessoal, agradecendo a todos com quem dividiu as gestões quando era conselheiro federal do CFM.
O último homenageado do dia foi o pediatra Wirlande Santos da Luz, que foi conselheiro federal por três mandatos, representante de Roraima. Ele agradeceu a todos, destacando o apoio da família, e ressaltando os ensinamentos que obteve no âmbito do Conselho Federal de Medicina.
“Essa homenagem singela expressa a gratidão de todo o sistema de conselhos de medicina pelo brilhante trabalho que esses médicos realizaram e realizam em prol da medicina brasileira. Suas contribuições fortaleceram a prática médica e o movimento médico, nos permitindo lutar em defesa do ético exercício da nossa profissão e da qualidade na assistência oferecida”, encerrou o presidente do CFM.