O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, nesta quinta-feira (04) em Brasília, o I Fórum de Medicina Legal e Perícias Médicas. Na mesa de abertura, o presidente do CFM, Roberto d’Ávila, destacou a importância do encontro. “Este fórum é histórico. Unir as duas especialidades é um trabalho que devemos a vocês e vê-los reunidos neste primeiro fórum é um orgulho institucional. Nós precisamos estar cada vez mais unidos”, concluiu d’Ávila destacando e parabenizando os médicos pela expressiva participação nas manifestações realizadas ontem (03) em todo o país.
A abertura do fórum se deu às 9h com a presença de representantes do CFM, da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região (Minas Gerais).
Pela manhã, é realizada uma mesa redonda sobre os “aspectos legais da perícia médica” conduzida pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do TRT da 3ª Região. Ele ressaltou a importância do trabalho do médico perito afirmando que “qualquer cidadão pode recorrer ao judiciário e o desafio do julgador é conhecer o fato. Para isso, muitas vezes o juiz requer a perícia para fundamentar suas decisões”.
O I Fórum de Medicina Legal e Perícias Médicas debaterá ainda hoje o papel do médico no ato pericial, abordando questões éticas e legais, e os aspectos éticos da perícia médica.