Por falta de pagamento pelos serviços prestados ao setor público, a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) emitiu nota na qual orienta a rede hospitalar privada a suspender atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) até que a situação seja regularizada. Segundo a Federação, o Governo Federal ainda não repassou o pagamento aos estados e municípios, referente aos serviços de novembro. A dívida supera R$ 3 bilhões, aponta a Federação.
O pagamento se refere a procedimentos de média e alta complexidade, como cirurgias e transplantes. Para dezembro, devido ao atraso, foi informado que 70% do pagamento deveria ser repassado no dia 16 daquele mês e os 30% restantes seriam pagos até 5 de janeiro. Até o momento, a FBH informou não ter confirmação do recebimento dos pagamentos. Para a entidade, o problema deve impactar nos repasses previstos para janeiro.
Outras lideranças do segmento também ameaçam se mobilizar por conta da demora, caso os recursos não cheguem aos estados e municípios. Assembleias estão previstas para acontecer em Minas Gerais e outros estados.
Clique aqui para conferir a nota da FBH na íntegra.