As manifestações de admiração e respeito ao conselheiro federal paraense Antônio Gonçalves Pinheiro, falecido em outubro, são os temas dos novos artigos disponíveis no Portal médico. Os textos foram lidos durante a plenária realizada neste mês de novembro, dentro das homenagens prestadas pelos conselheiros federais reunidos na sessão da quarta-feira (16).
O primeiro foi apresentado pelo conselheiro federal pelo Amazonas, Júlio Rufino Torres. Sobre o Pinheiro faz uma análise sobre a vida; a crença em algo acima da vida material e afirma: “tendo conhecido o Pinheiro, temos o direito de supor que é nesta outra dimensão, de felicidade plena e ininterrupta, que, com certeza, ele se encontra”, aposta Júlio Rufino.
O segundo texto lido na sessão foi o escrito pelo secretário geral do CFM, Henrique Batista e Silva. O texto foi também publicado na última página da edição de outubro do jornal Medicina. Na homenagem do CFM ao conselheiro Antônio Pinheiro, o secretário geral do Conselho lembra o comportamento do colega e seu estilo de atuação como conselheiro federal: “Era regrado, regrador, regador das hostes nem sempre pacíficas do movimento médico, marcador das estimas dos esculápios, demarcador das fronteiras da profissão médica.”, recorda Henrique Batista.
As homenagens estão na seção Opinião e podem ser acessadas aqui.