Inscrições do tradicional evento de medicina já estão abertas
Entre os dias 20 e 22 de maio, o Grupo de Fígado do Rio de Janeiro (GFRJ) promoverá a 24º Semana de Fígado do Rio de Janeiro no Hotel Windsor Copacabana. As inscrições do tradicional evento da hepatologia fluminense já estão abertas.
A sessão inaugural ocorrerá às 08h do dia 20 (quarta-feira) com palestra de, presidente do GFRJ e professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos Terra. Ao longo dos três dias de programação, especialistas brasileiros e internacionais debaterão assuntos relevantes no cenário atual – como transplante de fígado, cirrose e hepatites B, C e E.
Entre os convidados estrangeiros estão:
• Guadalupe Garcia-Tsao, da Universidade de Yale (Estados Unidos);
• Juan Carlos Garcia-Pagán, do Hospital Clínic da Universidade de Barcelona (Espanha);
• e Aldo Torre, do Instituto Nacional de Ciências Médicas y Nutrición (México).
Dos palestrantes brasileiros, destacam-se:
• Angelo Mattos, professor titular de Gastroenterologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
• Flair Carrilho, professor titular de Gastroenterologia da Universidade de São Paulo (USP);
• Henrique Sérgio de Moraes Coelho, professor associado de Hepatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
• e Edison Parise, professor associado de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) e Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).
O presidente do Grupo de Fígado salienta a importância do encontro para a medicina no Brasil: “Serão três dias de debates de temas importantes para a especialidade, com palestrantes de renome. Suas participações trazem ainda mais qualidade ao encontro, considerado o maior da área no Estado do Rio. Os profissionais e estudantes presentes terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, e o Grupo de Fígado de mostrar sua importância para a área hepatológica”.
As inscrições do evento podem ser feitas. Para outras informações, acesse o site do evento: http://www.semanadefigadorj2015.com.br/.
Renome mundial – Os três convidados estrangeiros são reconhecidos internacionalmente por seu trabalho e suas pesquisas. Guadalupe Garcia-Tsao é a diretora clínica do Centro de Doenças de Fígado da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ela é uma das principais pesquisadoras no mundo das complicações da cirrose.
Aldo Torre também tem trabalhos sobre complicações da cirrose. Ele também é hepatologista do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición, no México, e investigador nacional.
Juan Carlos Garcia-Pagán é o chefe do laboratório de hemodinâmica hepática do Hospital Clínic de Barcelona, um dos mais prestigiosos centros de pesquisa em hepatologia em todo o mundo.
Sobre o Grupo de Fígado do Rio de Janeiro – Com sede no Rio de Janeiro, o Grupo de Fígado foi criado há 24 anos para debater os avanços e os estudos das questões hepatológicas. Os integrantes do Grupo pertencem aos principais hospitais e universidades do Rio de Janeiro.
Fonte: Grupo de Fígado do Rio de Janeiro