
O governador em exercício, José Wanderley Neto, recebeu nesta terça-feira (28) o relatório da situação da Saúde do Estado. O documento é elaborado rotineiramente pelo Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). A ocasião da entrega foi escolhida em virtude da presença do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Ávila, em Alagoas.
De acordo com o presidente do Cremal, Emmanuel Fortes, a iniciativa do Conselho é antiga e visa avaliar a situação dos hospitais do Estado, condições de trabalho e eficiência do serviço prestado.
“É um relatório realizado com base nos últimos dez meses de visitação em vários municípios alagoanos. A questão da saúde é muito delicada e por isso cumprimos o nosso papel de informar ao Estado as suas necessidades”, observou Fortes.
Nos últimos dez meses, segundo Fortes, o Conselho verificou hospitais, postos de saúde, quadro de funcionários e condições de trabalho de municípios como Viçosa, Porto Calvo, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo e Coruripe, entre outros. O governador em exercício apoia a iniciativa. “O Estado trabalha com parcerias e o Cremal é uma delas”, frisou Wanderley, destacando o empenho do Conselho na busca por melhorias das condições de trabalho da categoria. O governador se comprometeu a avaliar o relatório e a sanar as falhas identificadas.
Para o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, que também participou da reunião, a função do Cremal é importante para auxiliar o Estado em seus trabalhos. “A participação do Conselho para ajudar a melhorar a Saúde é fundamental; temos muitas dificuldades, mas já alcançamos muitos resultados positivos reconhecidos pelo Conselho”, disse Motta.