
Médico socorrista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), George Hamilton Siqueira, um dos coordenadores do fórum, assegura que o debate com profissionais da USP e outros que atuam em grandes metrópoles, como Manaus, traz experiências novas que contribuem para aprimorar os profissionais de Rondônia. Ele acentua que, mesmo não sendo considerada ainda uma cidade grande, o trânsito de Porto Velho tem produzido muitos casos de urgência e emergência, demandando grande habilidade dos profissionais responsáveis pelo atendimento a essas pessoas.
“Quando se consegue ter contato com profissionais que atuam em grandes centros e em universidades do gabarito da USP, por exemplo, sempre aprendemos muito, porque o trabalho deles não se limita ao assistencial. Eles são pesquisadores. Então, conseguimos absorver e aprender sobre uma realidade brasileira, estudada e trabalhada através destas pesquisas por profissionais brasileiros que nos apresentam informações muita mais próxima da nossa realidade do que aquelas com dados de pesquisadores estrangeiros”, destaca George Hamilton, que também é professor do curso de medicina na Fimca.
George Hamilton lembra ainda que os médicos palestrantes do fórum do Cremero são profissionais de primeira linha da pesquisa no Brasil e são, na verdade, esses estudos que ditam as condutas a serem adotadas no atendimento a pacientes com traumas.
O Primeiro Fórum de Urgência e Emergência realizado pelo Conselho Regional de Medicina aconteceu na sexta e no sábado, com 15 aulas ilustradas sobre as diferentes maneiras de se proceder no atendimento de urgência e emergência. O fórum é Parte integrante da programação do Curso de Educação Médica Continuada realizado pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e vai trazer durante esse ano outros temas para serem expostos aos médicos e estudantes de medicina de Rondônia. Na programação para este ano, está prevista a realização de cursos voltados para os médicos que atuam na rede pública nas cidades do interior.
Fonte: Cremero