A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), com o intuito de aproximar o jovem das questões de saúde pública, promove o Prêmio Jovem Gastro (PJG), que traz como tema: “A Gastroenterologia na Saúde Pública Brasileira”. As inscrições dos trabalhos devem ser realizadas até o dia 15 de setembro, através do site www.jovemgastro.com.br. Marta Deguti, coordenadora do PJG, o tema oferece liberdade na escolha do problema a ser abordado, tornando o prêmio acessível ao maior número de participantes. “Acreditamos que essa seja uma ótima oportunidade de aprendizado, para que possamos ampliar nossa compreensão sobre as características regionais epidemiológicas das doenças gastroenterológicas em nosso país”, completa.
Segundo – A coordenadora do PJG revela que a preparação da cerimônia de entrega da premiação está sendo realizada com muita cautela. “Nossa expectativa é grande em relação ao prêmio, estamos organizando tudo com cuidado para compor uma banca de alta capacidade científica e imparcial”, finaliza.
Para participar, o grupo de autores deverá ser constituído por um autor sócio do Projeto Jovem Gastro ou sócio da FBG, com título de especialista obtido nos últimos cinco anos. O grupo pode ainda ser composto por co-autores adicionais, sem restrições.
O Prêmio Jovem Gastro é patrocinado pelo Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., e entregará, além de R$ 5 mil para o primeiro colocado, R$ 2 mil para o segundo lugar. A cerimônia de premiação acontecerá durante a IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) 2010, entre os dias 21 e 25 de novembro, em Florianópolis.
Projeto Jovem Gastro – O Projeto Jovem Gastro (PJG) é uma iniciativa da FBG, que tem como objetivo principal promover a consciência associativa do jovem especialista. Com foco no residente da área de gastroenterologia clínica, cirúrgica, hepatologia e endoscopia digestiva, o PJG estimula a participação ativa e inovadora do jovem, fundamentada em atividades de educação continuada, esclarecimentos a respeito do mercado de trabalho e promoção de maior integração entre os núcleos formadores.
“Uma das bases do projeto é promover um diálogo entre as unidades formadoras para trocarem experiências e também incentivar o intercâmbio de estagiários de uma região do país para a outra”, comenta Marta. Os jovens associados recebem isenção de anuidade da FBG durante o período de residência médica e podem usufruir de todos os benefícios de sócio da FBG sem custos.
Fonte: FBG