“Médicos estrangeiros: falsa solução para enganar a população!” Este é o recado que estudantes de Medicina, residentes, médicos e a população darão à presidente da República, Dilma Rousseff, nesta terça-feira (14), em ato público promovido pelo Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS). A manifestação é contra a intenção do governo federal de importar médicos formados no exterior. O protesto será a partir das 18h, em frente ao Bourbon Country, na Capital. A concentração começa às 17h, no Parque Germânia.
A mobilização, batizada de ‘Revalida, SIM’, chama atenção para falta de investimento na Saúde e para o perigo da população ser atendida por profissionais que não tem o diploma reconhecido no Brasil. A vice-presidente do Sindicato Médico do RS (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, destaca que não faltam médicos no país. “Existe é a carência de profissionais no SUS devido a falta de condições de trabalho e baixos salários”, enfatiza.
“Para que médicos se mudem para o interior do Estado e enfrentem condições de trabalho adversas e escassez de recursos, é preciso que eles tenham segurança de emprego e progressão de carreira, como ocorre com juizes e promotores”, afirma Maria Rita. Para ela, a saúde precisa ser encarada pelo governo de forma sistêmica. “Temos brasileiros morrendo por causa da superlotação de hospitais e de emergências, superbactérias e sucateamento da rede básica”, defende.
Protesto contra a importação de médicos estrangeiros
Local: Em frente ao Bourbon Country- Porto Alegre
Dia: 14/5/2013 (terça-feira)
Horário: A partir das 18h (Concentração no Parque Germânia às 17h)
Fonte: Simers