Com foco na cirurgia plástica, o professor Denis Calazans, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremesp, disse que, em 2007, foram citados 256 membros da SBCP. Em 2008, até novembro, foram 290 citações. As penalidades incluíram suspensão de um ano e exclusão. Para Calazans, não se pode mais aceitar alegação de ignorância. “Vejo esse marketing exagerado como um desvio do médico que busca alimentar uma fogueira de vaidades de maneira irresponsável”. Migrações em busca dos nichos Calazans criticou médicos que migram de especialidade unicamente de acordo com a lei de mercado e oportunidades mais rentáveis. A situação é de tal ordem que existe uma má distribuição das residências médicas, especialmente no sentido de procura. “Esses médicos recém-egressos se lançam à sorte de cursos de lipoaspiração ensinados em três finais de semana”, exemplificou, mencionando um caso ocorrido em São Paulo. Em sua participação no Fórum, Calazans relatou ainda a dificuldade que se tinha para coibir a ação de sócios da SBCP que praticavam publicidade indevida, pois faltavam mecanismos de correção. Agora, explica, existem regimentos específicos e apoio de diversos segmentos.
Especialista vê marketing exagerado como desvio do médico
20/11/2008 | 02:00