

A ONG envia semestralmente equipes multidisciplinares a Moçambique, que atendem as mesmas comunidades. Cuidados médicos e odontológicos gratuitos são fornecidos aos pacientes, incluindo a disponibilização de tratamento medicamentoso necessário. Entre os dias 25 de outubro a seis de novembro deste ano, a ONG realizará a 9ª viagem à África, enviará uma equipe composta por sete médicos de variadas especialidades, dentistas, fisioterapeutas, professores, entre outros. Desde que o trabalho começou a ser feito, 200 voluntários brasileiros já estiveram no continente africano mais de 10 mil pessoas já receberam o auxílio da ONG. Muitos voluntários são da instituição de ensino onde a pediatra trabalha.
Durante as visitas, são proferidas palestras pelos voluntários sobre medicina na comunidade distribuídos brinquedos, doces e outros alimentos para as crianças. Atualmente, a ONG Missão África mantém uma escola comunitária. Com as doações, foi construído um prédio, onde trabalham quatro professores, duas cozinheiras e um pedagogo. São atendias 133 crianças entre quatro e cinco anos em processo de alfabetização. Há projetos para expansão das classes e para multiplicação de crianças atendidas, incluindo as entre dois e três anos. Neste espaço, existe um centro de recuperação de crianças gravemente desnutridas onde cerca de 200 crianças são cuidadas e alimentadas diariamente. Durante o ano de 2014, foram concluídas as obras de construção do piso e das portas e das janelas da escolinha.
A ONG Missão África ainda participa da formação de agentes locais de saúde. Recentemente o projeto trabalha em parceria com instituições de ensino médico de Moçambique com o intuito de aprimorar a formação do futuro médico daquele país.
A pediatra Juliana diz que é normal que os anos seguidos dedicados à medicina roubem o idealismo que os jovens médicos possuem desde os tempos da faculdade de tentar resolver o problema de todo o mundo. “Não podemos salvar o mundo, mas, nós, médicos, temos que ser um canal de ajuda e alívio do sofrimento do outro. Temos de encontrar a alegria em se doar ao outro sem medo, dedicando ao próximo a nossa própria vida. É isso que fazemos na Missão África”, explica a médica Juliana. Mãe de três filhos, Juliana diz que todos se sensibilizaram com a causa. “Os meus filhos aprenderam desde cedo o privilégio de ajudar o próximo.” Para conhecer mais sobre a ONG Missão África visite: http://www.missaoafrica.org.br/