VII COMLAT traz oportunidade de debater visão integrada do envelhecimento global. Em Belém do Pará, de 9 a 11 de abril
Especialistas em envelhecimento do Brasil e de países da América Latina, Europa, Coreia do Sul, Estados Unidos e Canadá reúnem-se dentro de um mês, entre os dias 9 a 11 de abril, em Belém do Pará, região Norte do País, no VII COMLAT – Congresso Latino-Americano de Geriatria e Gerontologia.
Sob a organização do Comitê Latino-Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia da Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (COMLAT-IAGG), com apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a sétima edição do encontro terá como tema central “Inovação científica, sustentabilidade e envelhecimento”.
De acordo com a presidente da Comissão Científica do VII COMLAT, Elizabete Viana de Freitas, a proposta do Congresso é promover a integração entre geriatras e gerontólogos brasileiros e latino-americanos, bem como trocar experiências com os demais convidados internacionais sobre os aspectos que envolvem o fenômeno do envelhecimento populacional e, também, dos meios para estar preparado para este novo perfil demográfico.
O Brasil é uma das nações que tem apresentado crescimento ascendente de sua população idosa. Dados recentes do IBGE apontam que o número de idosos no Brasil já alcança 22,9 milhões (11,34% da população) e a estimativa é de que nos próximos 20 anos esse número mais que triplique.
“Diante deste cenário a realização deste encontro no Brasil, conhecido por ser um país de dimensões continentais e heterogêneo, é uma oportunidade ímpar de debater os avanços e fragilidades no processo de envelhecimento, de diferentes pontos de vista”, avalia Elizabete. No mundo a perspectiva é de haver um bilhão de pessoas com idade superior aos 60 anos de idade até 2020.
Para a presidente do Congresso, a geriatra brasileira e membro da SBGG, Marianela Flores Hekman, que atua como Council member Brasil–SBGG e diretoria da área de Educação no COMLAT, “o encontro contribuirá para a obtenção de mais informações sobre o envelhecimento de maneira global, desde o contexto educacional ao campo da evolução em pesquisas, bem como aos aspectos socioeconômicos e, também, temas atuais ligados a prática diária como forma de esclarecer sobre possíveis dúvidas”, avalia Marianela.
VII Congresso Latino-Americano de Geriatria e Gerontologia (VII COMLAT)
Data: 9 a 11 de abril de 2015
Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia – Belém – Pará
Informações e Programação: comlat2015.com.br ǀ Inscrições online abertas
Realização: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
Promoção: Comitê Latino-Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia da Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (IAGG na sigla em inglês).
Fonte: SBGG