O tema ECG nas Arritmias Malignas e Benignas será apresentado, no dia 11 de maio, no Centro Médico de Franca, para cardiologistas, clínicos e profissionais da área de emergências, com palestra de Marcelo Garcia Leal.
Arritmia Cardíaca é uma alteração do ritmo normal do coração que produz frequências cardíacas rápidas, lentas ou irregulares. A doença pode ser dividida em dois tipos: a benigna, que tem como causas mais comuns o estresse e o tabagismo, e a maligna, que às vezes tem causas genéticas e costuma ser mais perigosa, já que pode causar a morte súbita em uma pessoa jovem. Em outras situações, mais frequentes, ela pode ser desencadeada por isquemia cardíaca (doença arterial aterosclerótica, como manifestação de um infarto ou angina, podendo se apresentar como morte súbita), miocardiopatias como a doença de Chagas, ainda prevalente em nosso país, e mesmo miocardites agudas como as virais, etc. Temos ainda as decorrentes de desequilíbrios metabólicos de causas variadas como diabetes descompensado, desidratação de causas variadas e até mesmo intoxicações por drogas como a cocaína.
Segundo o presidente da Regional Franca da Socesp, Luiz Alfredo Husemann Patti, o encontro trará todas as informações necessárias sobre o eletrocardiograma (ECG) nas Arritmias. “O ECG é o exame mais utilizado no primeiro atendimento de emergências cardíacas. É muito importante a atualização para que os profissionais da área conheçam todas as variações existentes”, afirma o especialista.
O encontro será promovido pela Regional Franca da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.socesp.org.br.
Socesp Franca | ECG nas Arritmias Malignas e Benignas
Data: 11 de maio de 2013
Horário: das 10h às 12h
Local: Centro Médico de Franca
Endereço: Rua Professor Godofredo de Barros Jr. 5211 (Franca/Claraval)
Informações: (11) 3179-0039 / 0049
Inscrições: www.socesp.org.br
Fonte: Socesp
** acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.