A Regional Bauru da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – promove, no dia 27 de maio, o encontro A Doença de Chagas com palestra do Dr. Abílio Augusto Fragata Filho.
Segundo o Dr. Julio César Vidotto, presidente da Socesp regional Bauru, o evento A Doença de Chagas trará atualização sobre a situação da doença no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2008, foram registrados 453 casos no Brasil, principalmente nos estados do Pará, Amazonas, Santa Catarina, Amapá, Bahia, além de Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Tocantins.
A doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, é transmitida de um hospedeiro a outro por inseto chamado barbeiro, através de transfusão sangüínea ou durante a gravidez, de mãe para filho. Outra nova forma de contaminação é a transmissão por alimentos contaminados por fezes do barbeiro ou de mamíferos infectados com a doença.
Normalmente o quadro clínico da infecção surge de 5 a 14 dias após a transmissão pelo barbeiro e 30 a 40 dias para infecções por transfusão sangüínea, mas as manifestações crônicas da doença de Chagas aparecem mais tarde, na vida adulta.
O coração é o órgão mais lesado e vai, aos poucos, se dilatando e crescendo, atingindo grandes dimensões. “Não existe vacina contra a doença de Chagas e a melhor maneira de enfrentá-la ainda é a prevenção e o controle”, afirma Dr. Vidotto. “Combater o inseto com inseticidas eficazes, construir ou melhorar as habitações para evitar a proliferação dos barbeiros, usar cortinas nas casas infestadas e controlar e descartar sangue contaminado pelo parasita são medidas importantes na prevenção à doença”, conclui.
A palestra será voltada para cardiologistas clínicos e os interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0039.
Socesp Bauru | A Doença de Chagas
Data: 27 de maio de 2011Horário: 20h00 Local: APM BauruEndereço: Rua Amadeu Sangiovani, 4-47 – Bauru/SP
Informações e inscrições: (11) 3179-0039 | http://www.socesp.org.br/
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
** Após a apresentação será servido jantar