A insuficiência renal crônica (IRC) é a perda da função dos rins. Normalmente ela é progressiva e irreversível e atinge aproximadamente entre 5% e 10% da população mundial. “Como a doença renal muitas vezes está associada ao diabetes, pressão alta e doenças do coração, o seu tratamento também ajuda a evitar outras complicações como infarto, insuficiência cardíaca e derrames”, explica o presidente da Regional de Campinas da Socesp, Juliano de Lara Fernandes.
A mortalidade entre os pacientes que possuem insuficiência renal crônica (IRC) e que também são portadores de doença arterial coronária (DAC) tem aumento nos últimos anos. Apesar disso, muitos dos doentes renais crônicos com Doença Arterial Crônica não são identificados e 33% dos óbitos por DAC não são previstos pelos fatores de risco tradicionais.
“Por esse motivo, é importante investigar a presença de DAC em pacientes renais crônicos, que ainda não possuem sintomas, mas que tem dois ou mais fatores de risco (dislipidemia, hipertensão arterial, tabagismo, história familiar, presença de microalbuminúria e doença carotídea e/ou periférica)”, alerta o cardiologista.
Segundo ele, o evento abordará todas as questões que intermediam as duas doenças. “A atualização científica sobre a doença renal é extremamente importante. O cardiologista precisa saber como preveni-la e detectá-la, já que as pessoas com maior risco de desenvolvê-las são as que também sofrem de hipertensão, diabetes e doença coronária”, afirma.
O evento voltado para cardiologistas, clínicos gerais e nefrologistas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0039/0049.
Socesp Campinas| Doença Coronária e IRC: duas faces da mesma moeda?
Data: 08 de maio de 2012
Horário: 20h
Local: SMCC – Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas
Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 – Campinas
Informações e inscrições: (11) 3179-0039 e 0049 | www.socesp.org.br
*acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
Fonte: Socesp