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Diretores clínicos de quatro unidades de saúde de Rio Branco receberam orientações sobre o cargo que ocupam
Em reunião na noite de segunda-feira, 12, a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), representada pela presidente, Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, e pelo vice-presidente, José Wilkens Dias Sobrinho, juntamente com a subcorregedora, Dinair Castro Mendes Leão, e o assessor jurídico da entidade, Miguel Angel Suárez Órtiz, conversaram, na sede do Regional, com os diretores clínicos de quatro unidades de saúde do município de Rio Branco para dar esclarecimentos sobre a importância do cargo que os mesmos ocupam. Os médicos José Ribamar Costa, diretor clínico da Maternidade Bárbara Heliodora, Justino Gonçalves de Souza, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Ana Isabel Coelho Montero, do Sistema Assistencial da Saúde da Mulher e da Criança (Sasmac), e Mauro Hashimoto, do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), receberam orientações e esclareceram dúvidas pertinentes ao assunto junto aos membros do CRM-AC. No encontro, foi explicada a diferença entre os cargos de diretor clínico e diretor técnico de uma unidade hospitalar, lembrando da responsabilidade de ambos. O diretor clínico deve estar atento ao trabalho dentro da unidade de saúde, informando o CRM-AC, sempre que comprovar alguma irregularidade. Ele é o representante dos médicos dentro da unidade. Os diretores clínicos presentes também foram esclarecidos sobre as principais atribuições do cargo. “A primeira ação de um diretor clínico deve ser a elaboração de um Regimento Interno da unidade, caso este não exista. É de responsabilidade também da diretoria clínica o cadastro dos médicos lotados, a fiscalização do exercício da profissional da medicina e do cumprimento o horário de expediente naquela unidade hospitalar”, alertou a presidente do CRM-AC, Dilza Ribeiro. Cada diretor presente à reunião recebeu do CRM-AC um livro de Resoluções do Conselho Federal de Medicina. O material deve servir como base de trabalho para a atuação dos mesmos nas unidades que representam. Espaço para reuniões e acesso à atualização profissional Os representantes do Regional lembraram aos diretores clínicos que é obrigação da administração pública disponibilizar, dentro das unidades hospitalares, um espaço para que o corpo clínico possa realizar reuniões periódicas visando buscar soluções e alternativas para melhor execução dos trabalhos. “É necessário um espaço, dentro da própria unidade de saúde, para que reuniões do corpo clínico e do corpo técnico sejam realizadas. É uma forma de se buscar, em conjunto, soluções imediatas para os possíveis problemas existentes”, comentou o vice-presidente do Regional, José Wilkens. Os diretores foram informados sobre cursos de atualização profissional que podem ser realizados via internet, através do Portal Médico (www.cfm.org.br). A opção é oferecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), e dá ao médico a oportunidade de se atualizar sobre os mais variados assuntos da Medicina sem precisar sair de casa ou da própria unidade onde atua. “O horário do curso é definido pelo próprio médico usuário do serviço. O programa pode ser acessado de qualquer lugar, bastando somente fazer o cadastro no Portal Médico. São cursos de educação médica continuada, oferecidos freqüentemente pelas entidades médicas (CFM e AMB). A participação em cursos de atualização profissional é uma obrigação do médico e os gestores devem disponibilizar meios que facilitem o acesso a esses cursos dentro das unidades de saúde”, lembrou Wilkens Fonte: CRM-AC

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