
D’Ávila pontuou o trabalho realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia, liderado pela médica Maria do Carmo Wanssa, com o indispensável apoio do conselheiro federal Hiran Gallo, que integra a diretoria do CFM como diretor-tesoureiro, rendeu homenagens aos ex-conselheiros e parabenizou o médico, escritor, poeta e artista plástico Viriato Moura, autor do livro narrando a historia dos 50 anos do CRM e a trajetória da medicina em Rondônia, desde os primórdios da colonização do Estado.
Roberto d’Ávila destacou ainda a participação das mulheres na condução dos Conselhos, que já conta com mulheres na presidência de seis estados: Rondônia, Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Pará.
A solenidade da noite de terça-feira contou ainda com pronunciamentos da presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, do conselheiro federal Hiran Gallo e do médico Viriato Moura. Todos renderam homenagens aos ex-presidentes, nas pessoas dos três presentes ao evento: Marcos Antônio Pinto Silveira, o quinto presidente, no período de 1986 a 1990; Noel Bispo dos Santos, o sexto presidente, no período de 12-03-1990 a 05-03-1991e o sétimo presidente, José Erodício Azevedo, no período de 05-03-1991 a 01-10-1998.
Também se fez presente à sessão solene o pioneiro médico Jacob Atallah, detentor da inscrição número Um do CRM-RO, com cinqüenta anos de atividade médica.
Maria do Carmo Wanssa, agradeceu a colaboração dos médicos que integram o Cremero, aos funcionários e ao autor do livro, Viriato Moura, enquanto o diretor-tesoureiro do CFM, Hiran Gallo, pontuou a noite como um momento de júbilo para a classe médica de Rondônia.
Após a sessão solene em celebração ao cinqüentenário do CRM-RO, os presentes foram convidados a conhecer o painel iconográfico em homenagem aos ex-conselheiros, instalado no piso superior do Conselho.
Forum de Direito Médico
A programação do cinqüentenário do Cremero prossegue nesta quarta-feira, 24, com o Forum de Direito Médico, com a palestra inaugural apresentada pelo presidente do CFM, que abordou a “Responsabilidade médica na visão do CFM”. Ainda na parte da manhã, o vice-presidente do CFM, Carlos Vital, abordou a “Responsabilidade Médica junto ao Código de Defesa do Consumidor e ao Código Civil”.
Na parte da tarde, o Forum prossegue com as palestras “Sigilo Médico e Fornecimento de Informações”, com o jurista Alejandro Bullón, chefe do Setor Jurídico do CFM, e “Consentimento Livre e Esclarecido e Testamento Vital – Limites da Autonomia do Paciente e da Exclusão de Ilicitude”, apresentada pelo promotor de Justiça do Distrito Federal,Diáulas Ribeiro e pelo médico e advogado Edson Andrade, ex-presidente do CFM.
Fonte: Cremero