O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Antônio Gonçalves Pinheiro, apresentou sua palestra “A ética médica e o patrocínio de eventos médicos”, no debate sobre o patrocínio de simpósios, jornadas e congressos médicos por parte da indústria farmacêutica. O palestrante ressaltou o conflito de objetivos entre a Medicina e a indústria, já que a primeira prima pela tradição humanística e a segunda visa ao lucro. Em relação ao patrocínio de eventos, o conselheiro destacou que a solução para o problema seria que os congressos se autofinanciassem. Para ele, a dificuldade está no aporte de novas terapêuticas, no agigantamento dos eventos que se transformaram em espetáculos sociais e os custos avolumados dos eventos. Antônio Pinheiro afirmou que a origem dos patrocínios são os fármacos, a área de órteses e próteses, equipamentos e serviços. O palestrante lembrou, ainda, a existência de meios diretos de propaganda, como os anúncios, visitas, dentre outros, e os meios indiretos, como financiamento de programa de educação médica continuada, de publicações, de ensaios, de opinion makers famosos, etc. Após elogiar a resolução da Anvisa n°102/2002 e a Resolução do CFM n° 1.595/00, o diretor apresentou suas conclusões afirmando haver a necessidade de limites éticos, a transparência de gestores, a seleção responsável das parcerias, benefício e objetivo social. Redação: Patricia Alvares
Diretor do CFM defende o autofinanciamento dos eventos médicos
09/03/2006 | 03:00