O departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em ação conjunta com a Confederação de Adolescencia e Juventude Iberoamericana, da Itália e do Caribe ( CODAJIC), a Liga de Pediatria e Neuropediatria da UFMT, a Faculdade de Medicina da Unic e a Sociedade Brasileira de Pediatria, promovem a IV Jornada de Actualizaciòn em Salud Integral del Adolescente em Cuiabá – MT- Brasil. O evento, que ocorrerá entre 11 e 12 de março, visa dar continuidade ao programa iniciado em março de 2013, reconhecendo os principais problemas dos adolescentes para níveis individuais e da população, incentivando os participantes em habilidades de aprendizagem através de processos inovadores para a formação e qualificação de competências promover estilos de vida saudáveis, prevenindo comportamentos de risco.
Tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre a formação e abordagem abrangente para os / as adolescentes. Destacam-se como temas principais:
• Política de adolescência e juventude. Práticas inclusivas. Direitos.
• Reféns Crianças. Guarda Compartilhada. Alienação parental
• Abordagem do adolescente na consulta clinica. Imunização
• Adolescentes em Risco: Vícios. Violência. Transtornos Alimentares.
Saúde Mental. Desenvolvimento e Comportamento na Adolescência.Vulnerabilidade e Delinquência
• Adolescente Sexualidade: abordagem na Consulta, escola e família
• Atualização de endocrinologia do Adolescente: Baixa estatura e hormônio de crescimento, obesidade, diabetes, tireopatias.
Meio ambiente- efeitos adversos a saúde do adolescente.
Publicidade e Propaganda
Público Alvo:. Pediatras e clínicos gerais, Pediatras que atuam na Atenção Primária, Pediatras com área de Atuação em Adolescência, Pediatras com outras áreas de atuação e Endocrinologistas. Enfermeiros (as), Nutricionistas. Equipe Multiprofissional de Saúde, Profissionais das áreas de Educação e Justiça, Médicos Residentes, Estudantes de Medicina e de outros cursos de graduação na área de Saúde e Justiça.
Total de participantes: Previsão de 250.
Mais informações: http://www.codajic.org/node/1652
Professores convidados internacionais ja confirmados
Piernicola Garofalo . Palermo /Italia
Monica Borile . RN / Argentina
Sandra Isabel Fariña Rolón .Paraguay
Giuseppe Raiola Catanzaro / Italia
Sonja Caffe. OPS / Washington
Mario Jesús Casas López / La Habana- Cuba
Angelica Lupo Milano / Italia
Ronald Perez- El Salvador
Rolando Gonzales- Bolivia
Professores convidados nacionais e locais ja confirmados
Jaqueline da Costa Silva Cherulli – Juíza de Direito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso-
Sérgio de Moura Rodrigues Presidente Associação Brasileira Criança Feliz
Norton Charles -Diretor da ABCF-MT(Sede em Cuiabá)
Sylvia Vitalle SP/ Brasil. UNIFESP
Paulo César Pinho Ribeiro .Belo Horizonte/MG.
Roberto Curí Hallal . RJ
Angela Gimenez MT/Brasil. Juiza de Dirieto da 1ª Vara de Familia do Estado de MT
Christine Baccarat de Godoy FEN UFMT
Nilo Persio Artal- MT/ BRASIL
Carlos Alberto Landi . SP UNIFESP
Alda Elizabeth B. Iglesias Azevedo. UFMT/FM e Codajic Brasil e SOMAPE