CRM Virtual

Conselho Federal de Medicina

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Plataforma dos Conselhos assegura maior comodidade, agilidade e segurança na oferta de serviços

Revolução: técnicos do Conselho Federal trabalharam no desenvolvimento da solução, que se mostrou inovadora

Oferecer ao médico uma série de benefícios, poupando-lhe, sobretudo, tempo: é com essa proposta que entra em funcionamento a plataforma CRM Virtual (portalservicos.cfm. org.br/portal/), criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Desenvolvida por técnicos da autarquia, ela concentra em um único espaço um grande rol de serviços que podem ser acessados de casa ou do consultório, como emissão de certidões e declarações, evitando deslocamentos e reduzindo a espera.

“Essa é uma revolução da oferta de serviços on-line que chegou aos Conselhos de Medicina. O CRM Virtual atenderá médicos e empresas médicas que, pela internet, podem solicitar soluções feitas sob medida. Tudo de forma ágil, com comodidade e máxima segurança”, disse o 1º secretário do CFM, Hideraldo Cabeça, coordenador da área de Tecnologia e Informação que desenvolveu a solução.

Pelo CRM Virtual, é possível atualizar dados cadastrais, incluindo senha e login de acesso ao portal. Também é possível emitir certi­ficados e certidões diversas, bem como solicitar aos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) inscrições, transferências e vistos provisórios. Além disso, esse portal de serviços permite veri­ficar pendências diversas e realizar pagamentos via cartão ou boleto.

Antes, para emitir uma certidão de antecedente ético, por exemplo, o médico precisava ir ao CRM, protocolar um pedido e aguardar a data para retirada do documento no local. Agora, todo o processo pode ser resolvido em poucos minutos, sem sair de casa. Da mesma forma, os médicos que desejam atuar provisoriamente em outro estado podem pedir de forma on-line a autorização de 90 dias.

No CRM onde o médico está inscrito, o leque de opções de serviços é bem maior, permitindo ao pro­fissional pedir, por exemplo, alteração de endereço e e-mail; transferências e inscrição secundária; averbação de nome e de nacionalidade; cancelamento de inscrição (Principal ou Secundária); e Carteira Pro­fissional, inclusive segunda via.

Ainda pode solicitar registros de especialidade e de área de atuação. Sem sair de casa ou do consultório, uma série de certidões que antes chegavam a levar dias para ­ ficarem prontas também estão disponíveis no portal.

No primeiro acesso, o usuário deve colocar em campos indicados as seguintes informações: número do CRM ou do CPF; o estado onde registrou o CRM; e o e-mail previamente cadastrado, pelo qual receberá uma mensagem contendo o login e a senha de acesso ao CRM Virtual. Com essas informações, ele desfrutará de todos os serviços disponíveis.

“Simplicidade, agilidade e e­ficiência: esses foram os pilares que orientaram o desenvolvimento dessa solução. O médico, o maior interessado, deve encontrar no CRM Virtual uma ferramenta para resolver suas di­ficuldades. Trata-se de uma iniciativa importante que comprova o compromisso do CFM com os profissionais”, disse Dilza Teresinha Ambrós, secretária-geral da autarquia.

 

Solução oferece também serviços para clínicas e consultórios

 

Por meio da plataforma CRM Virtual, as empresas médicas também poderão se bene­ ciar dessa nova ferramenta. Basta que seus responsáveis realizem procedimentos de pré-inscrição. Vencida essa etapa, poderão, com a mesma facilidade do médico, veri­ficar pendências e regularizá-las virtualmente.

Vantagens: com CRM Virtual, os estabelecimentos também ganharão

“Quando pensamos nessa solução, queríamos oferecer algo que trouxesse ganhos para os profissionais, mas também para os estabelecimentos que atuam no campo da medicina. Dessa forma, foi ampli­ficado o impacto da inovação, que bene­ ciará um número maior de interessados”, a­firmou o 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Alexandre Menezes, também membro da Comissão de Comunicação da entidade, grupo que acompanhou e contribuiu com este processo.

A empresa médica com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) poderá ainda alterar senha e dados cadastrais, e pedir a emissão de vários tipos de certidões importantes para que possa realizar suas atividades. Também terá a oportunidade de atualizar as informações de sua equipe, renovar o certi­ficado de regularidade e solicitar outros serviços.

Além disso, a empresa médica pode pedir a emissão de boletos e realizar outras transações. Tudo seguindo critérios de conforto, agilidade e segurança. O acesso para empresa também é facilitado. O diretor técnico informa o seu CRM ou CPF e seleciona a empresa. Caso seja o primeiro acesso, ele deve se habilitar para receber as credenciais de acesso.

A partir daí, serão gerados o login do usuário e a senha que serão utilizados para acessar todos os serviços disponíveis na plataforma criada pelo CFM e pelos CRMs. Depois de entrar no ambiente, aparecerá na página inicial a situação da empresa junto ao CRM. Do lado esquerdo estará o menu dos serviços disponíveis.

Para as pessoas jurídicas estão disponíveis os seguintes serviços: certi­ficado de regularidade do prestador e certidões de inscrição, quitação, cancelamento, responsabilidade técnica para especialidade e responsabilidade técnica para serviço. Também poderão obter a declaração de responsabilidade técnica (PRGSS), alterar e-mail, obter segunda via de boleto e fazer a pré-inscrição da pessoa jurídica. “Os Conselhos de Medicina ­ficam contentes em trazer essa boa notícia para os médicos brasileiros e outros segmentos interessados. Estamos trabalhando para modernizar as relações dos pro­fissionais com os CRMs usando o melhor da tecnologia. Temos certeza de que outros avanços serão logo disponibilizados”, concluiu o presidente do CFM, Mauro Ribeiro.

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