Conceitos relacionados à droga e ao uso no País, e aspectos gerais e específicos do tratamento e da dependência química em crianças e adolescentes serão debatidos durante o Seminário sobre epidemia de crack no Brasil, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). O evento será realizado em Curitiba, nos dias 23 e 24 de setembro, e contará com a presença dos principais especialistas e pesquisadores brasileiros.

O coordenador do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas do CNPq e membro do Conselho Gestor da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ronaldo Ramos Laranjeira, iniciará o seminário falando sobre o panorama atual da epidemia de consumo da droga no País. De modo geral, o termo epidemia de uma droga é utilizado quando o consumo atinge proporções que chamam a atenção da sociedade, da mídia e dos sistemas de vigilância em saúde.
“Tratamento do Usuário de Crack”, é apresentar um plano de enfrentamento para a dependência da droga, pois acredita que o usuário de crack precisa de um serviço de tratamento especializado e devidamente equipado.Após um breve intervalo, o 2.º Secretário da Diretoria do CRM-PR, Marco Antonio Bessa, que também é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), irá finalizar o seminário ministrando palestra sobre “Dependência de Crack na infância e na adolescência”. Com trabalhos na área, Bessa deve destacar alguns dados de sua tese a respeito do sub-relato e fatores correlacionados ao uso de drogas em adolescentes grávidas.
Inscrições – O Seminário sobre epidemia de crack no Brasil faz parte do Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR, é gratuito e dirigido exclusivamente para médicos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail
eventos@crmpr.org.br, informando nome e n.º do CRM. No dia, será exigida a apresentação da carteira profissional do médico. Serviço:Seminário sobre epidemia de Crack no Brasil
Organização: Conselho Regional de Medicina do Paraná.
Data: 23 e 24 de setembro de 2011.
Aulas presenciais: Sexta-feira, a partir das 19h30, e Sábado, das 8h30 às 12h00.
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná em Curitiba (Rua Victório Viezzer, 84, andar S1 – Vista Alegre).
Informações: (41) 3240-4000 ou eventos@crmpr.org.br
23/09 (sexta-feira)
24/09 (sábado)
08h30 – Palestra sobre “Plano de tratamento para dependência de Crack”, ministrada por Marcelo Ribeiro de Araújo.
10h – Intervalo.
10h15 – Palestra sobre “Dependência de Crack na infância e na adolescência”, ministrada por Marco Antonio Bessa.
Ronaldo Laranjeira
Marcelo Ribeiro de Araújo
Psiquiatra, especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestre em Psiquiatria e doutor em Ciências pela UNIFESP, coordenador do Curso de Especialização em Dependência Química e pesquisador da UNIAD/UNIFESP, e organizador do livro “Tratamento do Usuário de Crack”.
Marco Antonio Bessa
Psiquiatria, especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Ciências pela UNIFESP e 2.º Secretário da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).
“Diretrizes Gerais Médicas para Assistência Integral ao Usuário do Crack”, elaboradas pelo Conselho Federal de Medicina com intuito de disseminar entre os médicos informações úteis para tratamento da dependência.