A iniciativa visa atenuar um problema que termina em cerca de 1000 processos a cada ano. Os conflitos na relação entre pacientes e profissionais se transformam, muitas vezes, em processos que duram, em média, 5 anos. Para tentar reverter a situação, desgastante tanto para médicos quanto para aqueles que vão atrás da cura, o CRM-MG lançou, em 2005, uma campanha inédita de melhoria da relação médico-paciente. Na primeira etapa do esforço, foram realizados pesquisas e debates sobre o tema, em todo o estado. Logo depois, o CRMMR enviou para todos os médicos mineiros o livro: Teoria e Prática – Relação Médico Paciente. A publicação do médico mineiro, Alonso Augusto Moreira Filho, traz uma série de reflexões e aponta caminhos para a solução de um problema pelo qual todo profissional da saúde está sujeito a passar. Nas quase duzentas páginas, Moreira Filho aprofunda na relação que, sendo boa ou má, é a essência da medicina. Citando autores e situações práticas do dia-a-dia, o autor traça um panorama dos problemas e possíveis soluções para eles. Dê sua opinião: Como o Conselho deve atuar na construção de uma relação médico-paciente mais saudável? A sua contribuição para a campanha pode ser feita via e-mail: mailto:crmmg@crmmg.org.br ou por carta – Avenida Afonso Pena 1.500 / 8º andar – Centro – Belo Horizonte – MG – CEP 30130-921.
CRM-MG faz campanha em prol da melhoria na relação médico-paciente
25/01/2006 | 02:00