Anualmente, o Brasil registra desaparecimento de 40 mil crianças. Desse total, 70% fogem de casa por problemas domésticos
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promove, a partir da próxima segunda-feira (26), a Semana de Busca e Defesa da Criança Desaparecida. O evento começa com um ato público, que acontecerá na Praça da República, em frente ao Palácio das Pricesas, área central do Recife, onde será lançada uma lei que prevê a emissão de certidão de nascimento nas maternidades. Estarão presentes na solenidade representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos e de Educação. (Veja hotsite)
A Semana faz parte de uma campanha permanente do Conselho Federal de Medicina (CFM) juntamente com os 27 conselhos regionais de Medicina (CRMs), iniciada em dezembro do ano passado. Ela pede o engajamento dos 370 mil médicos do País na luta em busca de crianças desaparecidas. Cartazes com esclarecimentos estão sendo afixados nos postos de saúde de todo o Brasil.
A Campanha chama atenção da sociedade e dos médicos para o grande problema do desaparecimento. Anualmente, são registrados no Brasil 40 mil desaparecimentos de crianças. De acordo com especialistas no tema, 70% dos desaparecidos fogem de casa por problemas domésticos e cerca de 15% nunca mais reencontrarão suas famílias.
Além dos cartazes, o Conselho lançou uma página eletrônica que traz informações para pais e médicos sobre a questão. As informações também foram encaminhadas por email aos 370 mil médicos do País. Outras informações no site www.desaparecidos.mj.gov.br.