Em 2011, 46% dos participantes foram reprovados
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu em outubro de 2011, pelo sétimo ano consecutivo, o Exame do Cremesp, que avalia o desempenho dos estudantes de sexto ano das escolas médicas paulistas.
Dentre 523 inscritos, 418 (80%) formandos em medicina compareceram ao exame em 2011. Desses, 191 (46%) foram reprovados.
Quadro 1 – Participantes e índice de reprovação do Exame do Cremesp – 2005 a 2011
Ano do Exame |
Participantes |
Reprovados |
Reprovação (%) |
2011 |
418 |
191 |
46 |
2010 |
533 |
227 |
43 |
2009 |
621 |
345 |
56 |
2008 |
730 |
447 |
61 |
2007 |
833 |
466 |
56 |
2006 |
688 |
261 |
38 |
2005 |
998 |
313 |
32 |
O Exame do Cremesp de 2011 foi realizado em uma única etapa, uma prova objetiva contendo 120 questões distribuídas em nove áreas básicas de conteúdo. A nota considerada de corte é 6. O Exame é aplicado pela Fundação Carlos Chagas, instituição com grande experiência em concursos.
A média obtida pelos presentes foi de acerto de 73,5 pontos dentre as 120 questões. O participante com nota mínima acertou 30 questões e o que atingiu a maior nota acertou 114 questões.
Quadro 2 – Proporção de aprovação do Exame do Cremesp – 2005 a 2011
Ano do Exame |
Aprovados |
Aprovação (%) |
2011 |
227 |
54 |
2010 |
306 |
57 |
2009 |
276 |
44 |
2008 |
283 |
39 |
2007 |
367 |
44 |
2006 |
427 |
62 |
2005 |
685 |
68 |
“O resultado demonstra, de forma persistente, sérias deficiências no ensino médico no Estado de São Paulo. É importante considerar que a situação pode ser pior. Devido ao caráter opcional do exame, em tese os alunos mais preparados podem demonstrar maior interesse em participar da avaliação” afirma Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e coordenador do exame.
O número de participantes (418 formandos) no Exame do Cremesp 2011, embora inferior ao de 2010, é uma amostra significativa: corresponde a 16% do universo de estudantes que cursaram o sexto ano de medicina no Estado.
Atualmente existem 30 escolas médicas em atividade em São Paulo, sendo que 28 delas formam aproximadamente 2.500 médicos por ano. As outras duas ainda não formaram suas primeiras turmas.
Estiveram representados no último Exame do Cremesp 25 cursos de medicina, dentre os 28 em atividade no estado com alunos formados em 2011. Não participaram do exame em 2011 os egressos de três escolas: Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); e Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Desempenho em áreas básicas da medicina é preocupante – O desempenho dos participantes pode ser medido conforme áreas do conhecimento médico (Quadro 3). Abaixo de 60% de acertos, o resultado por área de conhecimento é considerado insatisfatório.
Chamou a atenção o baixo percentil de acertos em campos essenciais da medicina, como Saúde Pública (49,0% de acertos), Obstetrícia (54,1%), Clínica Médica (56,5%) e Pediatria (59,3%), especialidades que concentram a solução de muitos problemas de saúde da população.
Em 2011, o desempenho geral acima de 60% ocorreu nas áreas de Bioética, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Ciências Básicas. Apenas em Bioética o desempenho foi superior a 70%.
Quadro 3 – Áreas de conhecimento e médias de acertos – Exame do Cremesp – 2010
|
Proporção de questões respondidas corretamente |
||||||
Áreas de conhecimento |
Exame 2011 |
Exame 2010 |
Exame 2009 |
Exame 2008 |
Exame 2007 |
Exame 2006 |
Exame 2005 |
Saúde Pública |
49,0 |
54,8 |
60,7 |
66,6 |
72,3 |
67,5 |
40,6 |
Obstetrícia |
54,1 |
64,7 |
62,6 |
53,9 |
58,9 |
56,1 |
59,3 |
Clínica Médica |
56,5 |
56,8 |
48,4 |
56,7 |
50,0 |
60,8 |
55,2 |
Pediatria |
59,3 |
64,5 |
57,0 |
51,3 |
50,4 |
63,6 |
73,9 |
Clínica cirúrgica |
65,2 |
66,5 |
53,7 |
58,3 |
53,8 |
58,5 |
67,5 |
Ciências básicas |
65,3 |
54,1 |
55,4 |
52,3 |
55,6 |
62,6 |
68,7 |
Saúde mental |
67,3 |
69,8 |
51,2 |
83,1 |
63,6 |
58,6 |
68,4 |
Ginecologia |
69,8 |
65,6 |
69 |
52 |
49,1 |
64,8 |
65,2 |
Bioética |
78,2 |
71,9 |
85,7 |
74,1 |
70 |
71,2 |
62,8 |
Participantes erram respostas para situações comuns na prática médica – Questões que tiveram baixa proporção de acertos podem revelar a falta de conhecimento dos participantes na solução de eventos freqüentes no cotidiano da prática médica. Muitos daqueles que participaram do Exame do Cremesp de 2011 desconhecem o diagnóstico ou tratamento adequado de problemas de saúde como infecção de garganta, meningite, sífilis, atendimento em saúde mental, dentre outros. A seguir (Quadro 4) alguns exemplos de questões e a porcentagem de participantes que erraram a resposta.
Quadro 4 – Exemplos de questões e percentual de erro – Exame do Cremesp 2011
Situação/Problema |
Enunciado da questão
|
Resposta correta |
Erraram a questão (% de participantes) |
|
Medicamento que não é a melhor indicação para paciente com infecção na garganta |
Um homem de 29 anos procura atendimento médico por apresentar tosse e febre há dois dias. A radiografia de tórax mostra:
Há um mês tratou infecção de garganta com cefalexina por duas semanas. O seu estado clínico é bom e o médico opta por tratamento domiciliar. Os seguintes tratamentos são recomendados, EXCETO:
|
Ciprofloxacina + Claritromicina |
66% |
|
Diagnóstico de sepse e meningite em recém-nascido |
Um recém-nascido (RN) de termo, adequado para a idade gestacional, filho de mãe com 26 anos, primigesta, parto fórcipe, após 18 horas de rotura prematura de membranas, apresenta, com 20 horas de vida, crise de cianose e febre de 38,2⁰C, taquicardia, hipoatividade e tremores tendo apresentado um episódio de apneia. Frequência cardíaca de 160 bpm e respiratória de 44 irpm e tempo de enchimento capilar de 2 segundos. Realizado controle de glicemia capilar através do “dextrostix” cujo resultado foi de 58 mg%. Quais as hipóteses diagnósticas para este RN?
|
Sepse e meningite |
62% |
|
Febre alta em bebê como fator de infecção bacteriana grave |
Uma lactente de 4 meses de idade apresenta história de febre há um dia e chega com 39,8 ⁰C. Os pais referem que a febre é resistente ao uso de antitérmicos. O exame físico é normal e a criança não apresenta sinais de toxemia. Qual dos fatores eleva consideravelmente o risco de infecção bacteriana grave para esta criança?
|
Temperatura superior a 39,5⁰C |
61% |
|
Tratamento correto da sífilis para evitar a transmissão da mãe para a criança |
A transmissão vertical de sífilis aumenta com a elevação dos casos de sífilis na população. Uma gestante com 18 anos de idade e exame de VDRL de 1/8 e teste treponêmico (TPPA) positivo, inicia tratamento com penicilina cristalina no último trimestre da gestação, finalizando 15 dias antes do nascimento do seu recém-nascido (RN). No dia do parto, VDRL 1/4. Deve-se considerar que o tratamento:
|
Não ocorreu em tempo hábil para ser considerado efetivo na proteção ao RN |
61% |
|
Medicamento adequado para prevenir leptospirose em área de risco |
Numa situação de enchente em área urbana a profilaxia da leptospirose, na população de risco, pode ser efetuada, de forma eficaz, com a administração de:
|
Doxiciclina |
58% |
|
Reposição de plasma em cirurgia |
A respeito dos distúrbios de coagulação no paciente cirúrgico, é correto afirmar: |
A reposição de plasma fresco congelado é a melhor forma de corrigir rapidamente as alterações de coagulação associadas ao uso de anticoagulante oral.
|
56% |
|
Diagnóstico de transtorno mental |
Uma paciente com 30 anos de idade faz uso de haloperidol 10 mg/dia, há dois meses. Ela deu entrada em um serviço de emergência psiquiátrica com quadro clínico caracterizado por rigidez muscular, febre alta, sudorese, elevação da pressão arterial, taquicardia, alteração da consciência e agitação psicomotora. O hemograma apresentava uma leucocitose.
|
Síndrome neuroléptica maligna |
53% |
Escolas públicas tiveram maior proporção de aprovação – No resultado do Exame do Cremesp, de acordo com a natureza das escolas médicas (Quadro 5), verifica-se que a proporção de aprovação foi maior entre os cursos de medicina públicos (76,6%), quando comparados com os participantes oriundos de instituições privadas (42,5%). No entanto, o comparecimento de alunos formados em escolas públicas foi menor. Além disso, o resultado não é homogêneo: há escolas privadas com bom desempenho e públicas com resultados menos satisfatórios. O número reduzido de participantes de algumas instituições impede a divulgação de resultado por escola.
Quadro 5 – Resultado do Exame do Cremesp 2011, segundo natureza das escolas médicas
Natureza da escola |
N° de participantes |
N° de aprovados |
Aprovação (%) |
Privadas |
273 |
116 |
42,5 |
Públicas |
145 |
111 |
76,6 |
Total |
418 |
227 |
54,3 |
A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória e não é pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional. O participante aprovado recebe um certificado, que pode ser útil no currículo.
O Cremesp é favorável a um exame obrigatório no final do curso, realizado por instituição externa às escolas médicas. Mas somente uma lei federal poderá instituir a obrigatoriedade, condicionando seu resultado à obtenção do registro profissional do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Para o Presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, “após sete anos de exame, o Cremesp está convencido de que uma medida excepcional precisa ser tomada, em respeito à população que confia a saúde e a vida aos médicos”
Azevedo cita a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou a constitucionalidade do exame da OAB: “o STF entendeu que a prática de um profissional sem a devida capacitação traz perigo e dano à sociedade”.
O Exame do Cremesp firmou-se como uma proposta inovadora de avaliação externa do ensino médico. Vem somar-se a outras medidas, igualmente apoiadas pelo Cremesp, como a avaliação permanente in loco realizada pelas próprias faculdades durante a graduação e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC). A partir de 2012, o Exame do Cremesp será reavaliado em conjunto com as escolas médicas, visando maior participação dos alunos, docentes e dirigentes no processo de avaliação.
Fonte: Cremesp