O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) encaminhou ofício à prefeitura de Rio Grande protestando contra a remuneração oferecida aos médicos em concurso público para o provimento de cargos do município. De acordo com o edital 01/2010, é anunciado o salário de R$ 930,74 para médicos de diversas especialidades.
O presidente do Cremers, Fernando Matos, considera que o salário oferecido é uma afronta aos médicos, com reflexo na assistência de saúde à população da cidade. “É um salário aviltante. A impressão é de que não há interesse em contratar médicos, porque dificilmente algum profissional irá participar do concurso. Lamentamos que essa prefeitura pretenda contratar profissionais para cuidar da saúde e da vida da população de Rio Grande oferecendo remuneração desse nível,incompatível com a responsabilidade do trabalho médico”, afirma.
No documento enviado ao prefeito da cidade Fábio Branco, o Cremers salienta que remuneração desse nível contribui para “a crônica insuficiência de profissionais médicos no Interior do Estado, mesmo em cidades do porte, das tradições e da importância de Rio Grande”.