O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Rogério Wolf de Aguiar, acompanhado do 1º secretário da entidade, Ismael Maguilnik, visitou nesta quinta-feira, dia 31, as principais unidades de saúde de Santa Maria, reunindo-se com as equipes médicas que prestam atendimento às vítimas da tragédia ocorrida domingo.
Aguiar destacou a mobilização dos médicos locais, que acorreram em grande número ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, na área central da cidade, assim que souberam do acontecimento. O mesmo ocorreu em outras unidades de saúde, como o Hospital Universitário da UFSM, o Pronto Socorro, o Hospital Casa de Saúde e a UPA, todas visitadas pelo Cremers.
– Os médicos foram solidários, incansáveis e eficientes. Além disso, é preciso destacar a rapidez como se organizaram para prestar assistência ao grande número de pacientes. Graças a essa mobilização, que incluiu também os demais profissionais da saúde e o pessoal de apoio, é que o número de mortos não foi ainda maior”, observa o presidente do Cremers, destacando também a participação da comunidade:
– É importante destacar a participação dos cidadãos locais, como os taxistas, que voluntariamente ajudaram no transporte das vítimas para o Hospital de Caridade. E assim muitas outras pessoas colaboraram de forma voluntária e despojada, numa bela demonstração de solidariedade em meio ao sofrimento.
Ao todo, perto de 400 médicos participaram do mutirão formado para atender as vítimas, muitas delas ainda internadas. Segundo Aguiar, é preciso ‘cuidar também dos cuidadores’. Para ele, é visível que muitos médicos estão com forte desgaste físico e emocional. As vítimas, seus familiares, os amigos, os colegas de faculdade, e também os médicos, estão sujeitos a um estresse pós-traumático e terão de buscar atendimento, avalia Aguiar.
O primeiro secretário Ismael Maguilnik também ficou impressionado com os relatos e o cenário dramático que constatou nas visitas e nas conversas com os médicos. “Chama a atenção a solidariedade acima de tudo. A solidariedade dos médicos, dos outros profissionais, da população, dos taxistas, fundamentais na remoção rápida, o que contribuiu para salvar vidas. Elogiável também a estrutura rápida e eficiente que foi montada”.
Participaram também das visitas o delegado do Cremers em Santa Maria, Floriano Soeiro de Souza Neto, e os conselheiros Léris Salete Bonfanti Haeffner e João Alberto Laranjeira.
Conselhos de Medicina homenageiam profissionais que participaram do socorro às vítimas do incêndio em Santa Maria.
Fonte: Cremers