O curso de imunização – SBIM, que acontece nesta sexta-feira e no sábado (20 e 21), em Porto Velho, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), traz uma novidade para programa de Educação Médica Continuada. Por recomendação da presidente do Cremero, médica Maria do Carmo Wanssa, o curso será, pela primeira vez, aberto aos enfermeiros. De acordo com a coordenação do programa, para este módulo foram confirmadas as inscrições de 113 acadêmicos de medicina, 31 médicos e 10 enfermeiros de todo o Estado.
Uma palestra, fazendo um apanhado histórico sobre a imunização, marcará a abertura do evento. No destaque, estão as bases imunológicas em vacinação, com noções de imunologia, imunização – ativa e passiva, memória imunológica, tipos de vacinas e mecanismos de ação, composição das vacinas, novas e futuras combinações e associações.
Para palestrar durante o curso, o Cremero convidou a vice-presidente da SBIM, Isabella Ballalai, o professor de infectologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jacy Andrade, a infectologista do Hospital Emílio Ribas – SP, Marina Matsumoto, a enfermeira Miriam Moura, do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo e o pediatra Silas Rosa.
Nas exposições, os palestrantes contemplarão a questão dos calendários disponíveis e suas diferenças. “Nesse ponto, as questões discutidas são a parceria público e privado, a proteção individual e coletiva, a maleabilidade dos calendários e aspectos gerais”, explica a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa.
Doenças e vacinas e práticas em vacinação são os outros dois temas da pauta do curso.
Reunião em Cacoal – Paralelamente à realização do Curso de Imunização em Porto Velho, a diretoria do Cremero realiza, também nesta sexta-feira (20), reunião com os médicos de Cacoal para debater questões relacionadas à situação da saúde e da profissão no município. Na oportunidade, além de conhecer a nova executiva do conselho, os médicos elegerão os representantes do Cremero para a região.
O encontro deve acontecer às 19h, no auditório do Hospital Regional de Cacoal.
Fonte: Cremero