Entre os temas do Cogem, que vai reunir médicos goianos e palestrantes de outros Estados, estão o uso de terapias, como homeopatia, acupuntura e fitoterapia; o paciente idoso e o ensino médico no Brasil; como enfrentar o desafio da morte e a crise no atendimento médico de urgência e emergência.
Promovido pelo Cremego, o I Cogem será realizado paralelamente ao XXII Encontro Científico de Acadêmicos de Medicina (Ecam), promovido desde 1988 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM – UFG) e pelo Centro Acadêmico XXI de Abril.
Na abertura dos dois eventos, o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, fará uma palestra sobre a Regulamentação da Profissão Médica no Brasil. Ele vai enfocar a necessidade dessa regulamentação e a mobilização da classe médica em prol da aprovação do projeto que regulamenta a profissão. A medicina é a única das profissões da área da saúde ainda não regulamentada no Brasil.
O projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão tramita no Congresso Nacional desde 2002, quando foi apresentado no Senado. A aprovação pelos senadores aconteceu em dezembro de 2006. Enviado à Câmara dos Deputados no mesmo ano, o projeto foi aprovado em outubro de 2009, quando retornou ao Senado, onde aguarda nova votação pelos senadores.
Confira alguns destaques do primeiro dia da programação do I Cogem e XXII Ecam
30 de setembro
8h30 – Conferência Magna: Regulamentação da Profissão Médica no Brasil
Dr. Salomão Rodrigues Filho (Cremego)
Presidente: Adriano Alfredo Brocos Auad
9h30 – Palestra: Medicina e ajuda humanitária
Dr. David Oliveira de Souza (Médicos Sem Fronteiras)
Presidente: Robson Azevedo
11 horas – Mesa Redonda: Saúde dos Acadêmicos de Medicina
Dra. Maria Amélia Dias Pereira – Distúrbios do humor
Dra. Psic.ª Berta Baltazar Elias – Reações ao estresse
Dr. Lúcio Malagoni Cardoso – Alcoolismo e drogadição
Presidente: Fernando Paceli Neves de Siqueira
Secretário: Rodrigo Carvalho da Silva Campos
14 horas – Mesa Redonda: Terapias Além da Alopatia
Dra. Debora Mendes de Melo – Homeopatia x Placebo
Dr. Rodrigo de Paula Alvarez Suarez – Fitoterapia – Mitos e Verdades
Dr. Solomar Martins Marques – Acupuntura e sua aplicabilidade
Presidente: Bragmar Emilio Braga
20 horas – Abertura Solene
Palestra: A arte clínica é levar para cada paciente a ciência médica
Dr. Celmo Celeno Porto