Os corregedores e presidentes dos Conselhos Regionais e Medicina reafirmaram decisão de trabalhar de forma conjunta para aprimorar o trabalho realizado pelas entidades na esfera judicante. A percepção saiu da reunião deste grupo realizada nesta quarta-feira (16), em Goiânia. A troca de experiência e a busca de estratégias dos responsáveis pelo acolhimento, apuração e julgamento de denúncias envolvendo médicos aconteceu ao fim dos trabalhos do primeiro dia do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2011 (I ENCM 2011).
Na oportunidade, os participantes assumiram o compromisso de fazer o esforço necessário para desenvolver de forma ágil e pertinente suas atividades. O CFM, por meio de sua Corregedoria e equipe técnica, se colocou à disposição para ajudar no que for preciso. Nos últimos meses, conselheiros federais e especialistas visitaram vários estados colaborando para o treinamento de técnicos em nível local e estabelecimento de fluxos administrativos.
Para o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, o diálogo entre as diferentes instâncias é fundamental para o cumprimento das metas definidas pela esfera judicante. “Os ganhos são gerais: para os profissionais, para os pacientes e para a sociedade. Os CRMs e o CFM continuarão trabalhando firmemente para o bom cumprimento de seu papel”, finalizou. Na reunião dos corregedores e presidentes, foi discutido e encaminhado termo de compromisso a ser assinado pelo Conselho Federal e o Ministério da Defesa. O documento estabelece parâmetros para apuração de denúncias que envolvem médicos na atividade militar.