As deliberações do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), entre elas a defesa da criação de uma carreira de Estado para o médico, o aumento de recursos para a saúde pública e a qualificação do ensino médico, estão entre os temas que deverão ser abordados nesta terça-feira, dia 3, durante reunião da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) com os membros do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA). O encontro está previsto para as 19h e representa mais uma etapa no processo de integração do CFM com seus parceiros regionais.
Durante a tarde, as diretorias se encontram as entidades médicas paranaenses. Os representantes do CFM estarão à disposição da imprensa para falar sobre as propostas contidas no Manifesto dos Médicos à Nação.
A diretoria do CFM fará mais duas visitas ainda nesta semana. Amanhã (4) está prevista reunião com o Plenário do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), e na quinta-feira (5) os diretores do CFM se reúnem com os membros do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CREMEPI).
MANIFESTO – O Manifesto dos Médicos à Nação traz propostas de soluções aos problemas que comprometem os rumos da saúde e da Medicina, contribuindo para a redução de desigualdades, a promoção do acesso universal aos serviços públicos e para o estabelecimento de condições dignas de trabalho para os médicos e de saúde à população. O documento, divulgado nesta segunda-feira (2), será encaminhado aos representantes dos Três Poderes e aos principais candidatos à Presidência da República. (leia na íntegra)