O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal juntamente com a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, informam que estão acompanhando a situação da Pediatria na Rede Pública de Saúde e estão adotando medidas efetivas junto ao Governo do Distrito Federal, para resolvê-las o mais rápido possível.
Tais medidas visam solucionar a grave crise em que se encontra a Medicina no Distrito Federal, em relação ao desabastecimento e a falta de profissionais, em especial nas Emergências Pediátricas, com o objetivo de proporcionar uma Medicina de qualidade, ética e responsável, como a população merece.
Leia a nota da integra:
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) chama a atenção da sociedade neste 7 de abril – quando se comemora o Dia Mundial da Saúde – para a situação gravíssima da crise instalada na rede pública de saúde sob a responsabilidade do GDF.
O desabastecimento, originado no fim do governo anterior, já foi relatado e amplamente divulgado por meio de diversas notas do CRM-DF. No entanto, os problemas permanecem sem uma solução aceitável, comprometendo diretamente o atendimento médico à população, impedindo e/ou prejudicando o exercício da medicina de forma ética e responsável.
Na semana passada, em reunião com o Governador do Distrito Federal, Sr. Rodrigo Rollemberg, que contou com a participação do presidente da Sociedade de Pediatria do DF, Dr, Luiz Claudio Castro, o CRM-DF, reiterou os informes feitos com respeito à grave crise instalada. Na oportunidade, também discutiu amplamente sobre as dificuldades relacionadas aos atendimentos emergenciais pediátricos por falta de profissionais especialistas nos serviços públicos.
O CRM-DF ressalta a necessidade urgente de encaminhamentos visando soluções que permitam as condições adequadas a um atendimento médico digno a todos os envolvidos neste processo, sejam eles profissionais, pacientes ou familiares.
Brasília, 7 de abril de 2015.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL (CRM-DF)