A vacinação contra a covid-19 deve ser fortemente estimulada no País para que seja controlado o avanço da pandemia e ocorra a retomada plena das relações em sociedade e das atividades econômicas. Essa é a posição do plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM), que clama que as autoridades públicas realizem uma ampla campanha de vacinação.

Urgente: controle da pandemia depende de vacinação
A autarquia alerta, no entanto, que essa possibilidade “tem sido ofuscada por discussões e embates políticos, os quais devem ser encerrados dada a gravidade da pandemia e em respeito às vítimas da doença e à população”.
“Estamos confiantes no trabalho da Anvisa e na competência técnica da Fiocruz e do Butantan. Com a colaboração de todos, vamos ter o maior número de vacinas no menor tempo possível. Desde o começo da pandemia, o CFM tem defendido um atendimento célere para os infectados. E quanto mais rapidamente a população for vacinada, mais facilmente o vírus será controlado”, avalia a vice-corregedora do CFM, Helena Carneiro Leão.
Para o CFM, é importante que sejam mantidas as medidas sanitárias, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos, e o esforço de todos “em torno de um objetivo comum: a preservação do bem-estar, da saúde e da vida dos brasileiros”.
A autarquia defende ainda o aumento na oferta de leitos, o abastecimento dos estoques de insumos e medicamentos e a valorização dos profissionais de saúde.