Os conselheiros federais Henrique Batista e Silva e Dalvélio Madruga, que são, respectivamente, secretário Geral e 2º tesoureiro do CFM, além do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, João Medeiros, receberam os títulos de membros beneméritos da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), entregues no XVI Conclave da entidade, realizado de 5 a 7 de maio, em Aracaju (SE). O encontro teve como tema central “Humanismo em Medicina: ontem, hoje e amanhã”. Outras personalidades também recebeu a honraria, entre elas o governador sergipano Jackson Barreto de Lima.
Durante o Conclave, foi empossada a nova diretoria executiva da FBAM, composta José Hamilton Maciel Silva (presidente), José Roberto de Souza Baratella (vice-presidente), Lúcio Antônio Prado Dias (secretário geral), Vicente Herculano da Silva (secretário geral adjunto), Ildete Soares Caldas (diretora financeira) e Rodrigo d’Eça Neves (diretor financeiro adjunto). Na oportunidade, o acadêmico Antônio Carneiro Arnaud, que deixou a Presidência, agradeceu o apoio do CFM para realização do encontro.
Após a posse da nova diretoria da entidade, com mandato até 2018, houve a obliteração de Selo Comemorativo dos 30 anos da FBAM pela Empresa Brasileira de Correios. “Os conclaves da FBAM sempre são momentos de debates aprofundados sobre a qualidade da medicina”, ressaltou o secretário-geral do CFM, Henrique Batista, que também acompanhou, naquela semana, uma reunião da diretoria do Conselho Federal, quando foram debatidas questões de interesse comum.
Vários conselheiros federais e presidentes de CRM acompanharam as atividades do Conclave, que se destacou pela qualidade de sua programação. Entre as conferências realizadas, chamaram a atenção: “Saúde: problema crônico do Brasil”, proferida pelo presidente do CFM, Carlos Vital; “Papel das Academias de Medicina na atualidade brasileira”, conduzida pelo ex-presidente da FBAM Gilberto Madeira Peixoto; e as “As academias de medicina e o ensino médico no Brasil”, sob-responsabilidade do secretário geral da Academia de Medicina de São Paulo, Antônio Carlos Gomes da Silva.
Também houve debates sobre temas como “A antiga e a nova propedêutica”, cujos painelistas foram os acadêmicos Zulmira Freire Rezende, de Sergipe, e Ricardo Antônio Rosado Maia, da Paraíba; e “Entidades médicas e humanismo”, conduzidos pelo ex-presidente do CFM Roberto Luiz D´Ávila e o acadêmico carioca Omar da Rosa Santos. No final da tarde será realizada a plenária, seguida do lançamento do III Volume dos Anais da FBAM e da 1ª Revista da Federação, editada em comemoração ao 30º aniversário da entidade.