Abertura oficial ocorreu na PUCPR.
Ocorreu na noite de terça-feira (15) a solenidade oficial de abertura do XI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado no Campus da PUCPR, em Curitiba. A solenidade ocorreu no Auditório Tristão de Ataíde (andar térreo), com transmissão ao vivo para os outros três auditórios – Maria Montessori. Thomas Morus e Sobral Pinto, que se mantiveram lotados ao longo do dia, no curso dos trabalhos iniciados pela manhã, com a conferência do Prof. Jan Solbakk, da Universidade de Oslo, Noruega.
Compuseram a mesa diretora, para saudar os participantes e exaltar a grandiosidade e repercussão dos eventos, o Prof.Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, instituição anfitriã e apoiadora; a presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regina Ribeiro Parizi Carvalho; o coordenador do XI Congresso, Gerson Zafalon Martins; presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital; e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), Luiz Ernesto Pujol. Ainda integraram a mesa os Prof. Volnei Garrafa e Mario Antônio Sanches, renomados bioeticistas do Brasil, e Tiago Rocha da Cunha, da SBB.
Além de destacar o tema central do XI Congresso – “Bioética e Desigualdades” e alcance dos debates empreendidos, as autoridades chamaram a atenção para duas marcas históricas: os 10 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco e os 20 anos da Sociedade Brasileira de Bioética, instituição realizadora das atividades que reúnem mais de 60 conferencistas nacionais e internacionais e público de mais de 600 pessoas. Os trabalhos foram encerrados no início da noite de sexta-feira (18), com apresentação de histórico dos 10 anos da Declaração pelo Prof. Volnei Garrafa, da Universidade de Brasília.
Integraram as atividades da solenidade oficial de abertura a apresentação do vídeo “A história da Bioética como campo de conhecimento e ação política no Brasil”, de autoria de Flávia Ramos (UFSC/IAEE), e o lançamento livro “Três Ensaios de Bioética”, de Fermin Roland Schramm (Editora Fiocruz), da SBB, com sessão de autógrafos.
Fonte: CRM-PR