Realizado a cada dois anos, o Congresso Mineiro de Pediatria de 2015 será sediado no Minascentro, em Belo Horizonte. Em sua 14ª edição, o evento tem como tema “Pediatria: Atualização e Qualificação”, e acontece entre os dias 19 e 22 de abril. O objetivo principal é proporcionar ao especialista a oportunidade de atualização científica, participando de mesas redondas, conferências e apresentações de casos clínicos. Além disso, o Congresso oferece chance única para pediatras de todo o Brasil se reencontrarem.
Segundo a presidente do congresso e vice-presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Maria do Carmo de Barros Melo, a rotina diária do pediatra é intensa, são plantões, consultas, ambulatórios, além da vida pessoal e familiar. No entanto, a especialidade exige uma atualização e qualificação constantes. “O Congresso é um bom local para discutir o que há de novo, mas ao mesmo tempo, verificar com um profissional experiente na área o que realmente é adequado para a nossa realidade”, afirma.
De acordo com a presidente do Congresso, a programação científica foi discutida com muito cuidado entre a comissão científica, levando em consideração as sugestões feitas no evento anterior, pelos congressistas, e as ideias apresentadas pelos representantes dos comitês científicos e das regionais da SMP. Ela destaca: a conferência de Eduardo Vaz, presidente da SBP, sobre a Pediatria; a mesa redonda “Os 1000 dias”; os casos comentados e interativos ao final de cada dia; a palestra sobre o bem-estar infantil, de Marisa Lages Ribeiro; conferência sobre o bebê chiador; Comunicações de Notícias Difíceis, de Filomena Camilo do Vale; conferência sobre Vacinação, de José Geraldo Leite Ribeiro; e várias mesas enfocando “Abordagens difíceis”.
Campanha – Outro destaque da programação é o lançamento da campanha de prevenção à obesidade infantil, que acontece na abertura do Congresso, dia 19 de abril. Idealizada por Antônio José das Chagas, presidente do Comitê de Endocrinologia Pediátrica da SMP, a campanha foi abraçada por toda a diretoria e será apoiada pela SBP. O combate à obesidade infantil pela SMP tem ponta pé inicial no Congresso, mas, de acordo com Chagas, o campo de ação deve ser maior, envolvendo as entidades afins e a sociedade. Para a criação da campanha foram convidados o cartunista Luiz Oswaldo Rodrigues, mais conhecido como Lor, que é também médico e professor da UFMG, e sua esposa, a artista plástica Thalma.
O evento é aberto aos sócios da SMP, não sócios, acadêmicos e outros profissionais que atuem diretamente no atendimento à criança e ao adolescente. Inscrições, programação completa e outras informações no site www.mineirodepediatria2015.com.br.
Fonte: SMP