Vestindo a camisa da seleção brasileira, o diretor médico da FIFA, Jiri Dvorak, fez a conferência inaugural do 43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que começou neste domingo (dia 13), no Transamérica Expo Center, de São Paulo. O evento reúne mais de metade de todos os 11.297 ortopedistas registrados na entidade.
Dvorak, que é também cirurgião, diretor-médico da Schulthess Clinic, de Zurique, na Suíça, e especialista em problemas da coluna cervical e reabilitação, disse que é um prazer falar da sua área de maior interesse, a cirurgia da coluna, justamente no País que concentra o maior número de aficcionados da sua segunda área de maior interesse, o futebol.
Para os ortopedistas brasileiros que assistiram à apresentação, é impressionante a casuística mostrada pelo especialista, que tem 25 anos de experiência na área e cujo serviço, na Suíça, responde por 14 mil cirurgias por ano. A maioria das imagens que ele expostas se refere a traumas, fraturas e problemas ortopédicos ocorridos durante partidas de futebol, grande parte delas envolvendo jogadores e times brasileiros.
O Congresso, que é o maior evento do gênero da América Latina, foi aberto por seu presidente, o professor Osmar Avanzi, que fez a apresentação do orador. Falou a seguir o diretor-científico do evento, Roberto Santin, que explicou o cuidado em montar uma grade científica que atenda ao interesse dos ortopedistas especializados nas mais diversas áreas, cabeça, ombro, pé e tornozelo, coluna, mão, quadril, entre outras. O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ? SBOT, que discursou em seguida, ressaltou as diferenças entre o primeiro e modesto Congresso da então recém-fundada entidade, em 1936, e o tamanho do evento atual, que teve mais de 4.500 inscritos antecipadamente, sem contar os milhares que se inscreveram no dia do início dos trabalhos.
Osvandré Lech ressaltou que o Brasil conta hoje com uma Ortopedia de ponta, que se equipara àquela oferecida nos países mais desenvolvidos. O orador ressaltou que neste momento há 170 serviços de formação ortopédica distribuídos pelo Brasil, onde a SBOT tem representação nas 27 Unidades da Federação.
As centenas de sessões científicas do Congresso estão sendo presididas pelos maiores ortopedistas brasileiros de cada especialidade e por 13 dos mais importantes especialistas do mundo, que também estão fazendo suas apresentações com tradução simultânea. Nesta segunda-feira a programação contempla uma mesa-redonda e um simpósio sobre trauma, uma mesa-redonda sobre quadril, outra sobre coluna e uma terceira sobre problemas da mão, cursos sobre ombro e cotovelo, quadril, ortopedia pediátrica, Artroscopia e Traumatologia do Esporte, da Cirurgia do Joelho e vários eventos ligados à Oncologia.
43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo – SP
Endereço: Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 ? acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 1891
Datas: 13 a 15 de novembro de 2011
Informações: www.cbot2011.com.br
Fonte: SBOT