O aumento da expectativa de vida, que leva milhões de pessoas a alcançarem a faixa etária em que a aterosclerose se torna mais comum, está levando os cardiologistas brasileiros a recomendarem o acompanhamento dos níveis de colesterol ainda na infância, nas famílias com histórico de problemas cardíacos, principalmente infarto do miocárdio. “Ter um pai infartado é motivo para que todos os filhos do casal tenham o nível de colesterol acompanhado desde a infância”, diz o presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Hermes Xavier.
O tema será discutido dias 9 e 10 de agosto, durante o congresso anual do ‘Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia’, a realizar-se no ‘Centro de Convenções WTC’, em São Paulo.
“O controle do colesterol infantil ganhou tanta importância que é também um dos temas do Dia Nacional do Controle do Colesterol, que este ano será justamente na véspera do Congresso”, afirma o cardiologista Hermes Xavier. Ele acrescenta que os níveis recomendados, a maneira de prevenir os altos níveis de colesterol infantil, seja com exercícios, com alimentação adequada e, em casos específicos com medicação, constam da nova Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção a Aterosclerose, que deve ser publicada no mês de setembro.
O documento servirá como um guia prático tanto para cardiologistas como para clínicos gerais, indicando como prevenir e como tratar a aterosclerose, principalmente a aterosclerose coronária, que afeta as artérias externas do coração, à luz das mais recentes pesquisas científicas.
Para apresentar os novos conhecimentos da Medicina sobre a aterosclerose, que entre populações mais velhas atinge tornou-se muito frequente, o Congresso contará com o concurso de 16 convidados internacionais. “Eles foram escolhidos entre as maiores autoridades mundiais em aterosclerose, que farão suas conferências para um universo de mais de mil especialistas vindos de todos os Estados brasileiros”, conta o presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC.
Hermes Xavier esclarece que o Brasil tem uma Medicina de ponta no que se refere ao controle e tratamento da aterosclerose e que a SBC mantém seus 14.000 sócios permanentemente atualizados, através de cursos até ‘online’ de Educação Continuada, que garantem a recicladem à medida que novos conhecimentos se acumulam. “A aterosclerose tornou-se tão importante”, diz o especialista, “que o Congresso terá quatro auditórios funcionando simultaneamente com sessões nacionais e internacionais, mesas redondas, simpósios, conferências, e ênfase especial será dedicada à produção científica, que tem crescido no Brasil, tanto na modalidade clínica, como básica”.
Local: Centro de Convenções WTC
Endereço: Avenida das Nações Unidas, nº 12.559 – São Paulo – SP
Datas: 09 e 10 de agosto
Site: http://www.websaude.inf.br/eventos/sbcda/xivcongatero/index.html
Local: Centro de Convenções WTC
Endereço: Avenida das Nações Unidas, nº 12.559 – São Paulo – SP
Datas: 09 e 10 de agosto
Site: http://www.websaude.inf.br/eventos/sbcda/xivcongatero/index.html
Fonte: SBC