Com o tema o “Câncer de mama: da abordagem multidisciplinar ao tratamento individualizado”, o Congresso Brasileiro de Mastologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraná (SBM-PR), apresentará o que há de mais inovador no mundo em relação ao tratamento do câncer de mama. O encontro ocorrerá entre os dias 3 a 6 de junho de 2015 e trará ainda uma novidade: a utilização da estratégia Hands On, que permitirá a interação entre médicos cirurgiões experientes e reconhecidos com cirurgiões em formação ou em início de carreira, além de profissionais que desejam dominar novas tecnologias. Os participantes poderão treinar diversas técnicas de mastectomia, reconstrução e mamoplastia através da utilização doMastotrainer, um simulador da mama muito próximo à realidade.
Esta edição contará também com o Seminário Multidisciplinar de Câncer de Mama, que abordará temas sobre o câncer de mama, como Atenção à mulher com câncer de mama e qual o modelo real e o ideal; Mastectomia redutora de risco e Tratamento físico multidisciplinar em mastologia. De acordo com o médico Vinicius Budel, presidente da SBM no Paraná, essa 18ª edição do evento promoverá uma programação científica rica em conteúdo, além de uma interatividade como a comunidade. “O objetivo é ampliar a troca de informações entre os especialistas. Serão apresentados temas de atualização proferidos por lideranças com publicações relevantes”, afirma.
De acordo com Budel, o encontro reunirá um número recorde de palestrantes internacionais, entre eles, os renomados médicos Jorge Reis Filho (EUA), Luciane R. Cavalli (EUA), Michael Alvarado (EUA), Robert Mansel (Inglaterra), Virgílio Sachini (EUA), Mario Rietjens (Itália), Emiel Rutgers (Holanda) e Ruffo de Freitas Júnior (Brasil). Eles chegarão logo após o encerramento do American Society of Clinical Oncology – ASCO, considerado mundialmente como o mais importante da área de oncologia, realizado em Chicago (EUA).
No primeiro dia, cursos pré-congresso irão discutir quatro temas principais: Capacitação para atenção básica em mastologia; Situações especiais em mastologia; Cirurgia reparadora da mama e Imagem mamária. Já os trabalhos que serão apresentados abordarão também temas como Genética e câncer de mama; perspectivas futuras da cirurgia oncoplástica; tratamento cirúrgico conservador após quimioterapia neoadjuvante; o papel da radioterapia, entre outros.
Sobre o câncer de mama – Temas que vêm sendo discutidos atualmente entre entidades médicas e o Governo estarão em pauta, como o rastreamento mamográfico anual para todas as mulheres assintomáticas acima de 40 anos, além da mamografia bilateral. Tais recomendações são desconsideradas pela Portaria 1.253/2013, do Ministério da Saúde, que restringe o repasse de verbas da União aos municípios a mamografias em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos, além da mamografia unilateral. No entanto, projeto de lei já aprovado na Câmara dos Deputados e em análise no Senado obriga a liberação da mamografia a partir dos 40 anos, conforme termo inicial da lei de 2009, sancionada pelo presidente Lula.
XVIII Congresso Brasileiro de Mastologia
Data: 3 a 6 de junho de 2015
Local: Centro de Convenções ExpoUnimed, Curitiba (PR)
Site: www.cancerdemama2015.com.br
Fonte: SBM-PR