Os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP, com a prefeitura e a Santa Casa de Votuporanga, vão promover, de 19 a 26 janeiro de 2.011, um mutirão para atender a população rural da cidade. Durante uma semana, serão realizados cerca de mil e quinhentos atendimentos, entre consultas médicas; cirurgias gerais e oftalmológicas; triagens de fonoaudiologia; orientações nutricionais; e atendimentos odontológicos e de enfermagem.
A sétima edição do Projeto Expedições Científicas e Assistenciais – PECA – vai contar com a participação de 100 alunos de medicina, 15 estudantes de enfermagem e 15 de fonoaudiologia. O orientador do projeto, professor Paulo Carrara de Castro, do Departamento de Medicina Social, explica que, embora contem com o apoio e a participação da direção da Faculdade e dos professores, o projeto é de iniciativa dos próprios estudantes e isso é extremamente importante. “É a oportunidade dos futuros médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos terem um contato efetivo com populações que vivem em outras realidades, diferentes da Capital”. O professor ressalta também que essa realidade permite, por exemplo, a vivência de como diagnosticar uma problema de saúde e indicar um tratamento em outros contextos assistenciais e de vida.
Na área médica, haverá atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Psiquiatria, Dermatologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Medicina do Trabalho, Urologia, Patologia Clínica, Cirurgia Geral, Medicina da Família, Neurologia e Radiologia. “Haverá ainda palestras e oficinas sobre alcoolismo, câncer de pele, gravidez precoce, surdez, cuidados pessoais, diabetes, hipertensão, higiene bucal e hábitos alimentares”, completa Paulo Carrara.
O PECA tem o patrocínio da Pfizer e da Prefeitura de Votuporanga, colaboração do Instituto do Sono da Unifesp e apoio da Medison, Furp – Fundação para o Remédio Popular, Instituto do HPV, Irmandade da Santa Casa de São Paulo e FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Santa Casa de Votuporanga.