O conselheiro coordenador da CODAME do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, retomou o tema ética na publicidade médica, falando sobre a atuação da Comissão no estado. Segundo ele, o sensacionalismo e a autopromoção têm levado médicos aos tribunais éticos. Foram cinco cassações de 2004 a 2006 por publicidade médica antiética. Segundo Camarim, uma das estratégias adotadas pelo Cremesp é a conscientização dos profissionais. Pela participação em fóruns, congressos e eventos, a entidade já levou o tema a mais de 10% dos médicos de São Paulo (capital e interior). “Fizemos um delimitador instituindo uma ação pedagógica, mas já avisamos: não dá para prevaricar”, enfatizou, relatando ainda a ênfase em penas públicas e progressivas. As especialidades médicas que mais receberam queixas em 2007 no Estado de São Paulo foram: cirurgia plástica (46%), dermatologia (17%) e especialidades não reconhecidas, como medicina estética (25%). As intermediadoras também têm sido alvo de atenção.
CODAME de SP adota postura pedagógica para conscientizar médicos sobre ética e publicidade
20/11/2008 | 02:00