
Validade: a atualização dos requisitos mínimos são aplicáveis a programas que se iniciarem em 2022 (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) atualizou 23 matrizes de competência de programas de Residência Médica.
Cirurgia vascular, cirurgia torácica, cardiologia, nefrologia, medicina de emergência, neurologia, clínica médica, hematologia, geriatria, mastologia, psiquiatria, medicina legal, patologia, medicina do tráfego, angiologia, medicina preventiva, acupuntura, medicina física e de reabilitação são as especialidades que tiverem requisitos alterados. Também foram atualizadas as matrizes das áreas de atuação: angiorradiologia e cirurgia endovascular, ecografia vascular com doppler, endoscopia digestiva e administração em saúde.
As resoluções da CNRM foram publicadas no Diário Oficial da União e são aplicáveis aos programas de Residência Médica que se iniciarem em 2022.
“A atualização das matrizes de competência de muitos programas de Residência Médica oferece transparência na oferta dos conteúdos e segurança aos médicos que buscam a especialização, o que traz reconhecimento ao trabalho e interesse de preceptores e colaboradores dos diversos serviços. Penso que este seja um dos momentos mais importantes e gratificantes relacionados ao trabalho dos integrantes da CNRM”, afirma Anastácio Kotzias, conselheiro representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) na CNRM.
As matrizes de competência apresentam os requisitos mínimos de cada Residência Médica e têm como objetivo estabelecer princípios, fundamentos, procedimentos e finalidades da formação nas diversas especialidades e áreas de atuação. Hoje há cerca de 45 mil residentes matriculados em 6,9 mil programas de Residência Médica de 920 instituições em todo o Brasil. CNRM publica 23 matrizes de competência RESIDÊNCIA MÉDICA Validade: a atualização dos requisitos mínimos são aplicáveis a programas que se iniciarem em 2022 Stefan Schranz.
Para conhecer as novas matrizes de competência, acesse AQUI.