Dado o seu enorme potencial para influenciar o público – especialmente os jovens – a indústria do cinema e a da moda são um terreno fértil para as táticas de marketing da indústria do tabaco. Apesar de ser o único produto planejado para criar e manter dependência, e que mata metade dos seus consumidores habituais, nas mãos de um astro ou estrela do cinema ou da televisão, torna-se um bastão poderoso. Astros e estrelas do cinema e televisão são os heróis modernos. O modo como falam, as roupas que usam, o que eles comem e bebem – tanto na tela quanto fora dela – influenciam muito o comportamento e as preferências do público, especialmente dos jovens. Percebendo esse fenômeno, a Marlboro, principal marca da Philip Morris, apareceu em pelo menos 28 filmes campeões de bilheteria nos últimos 10 anos. De 1988 a 1997, 85% dos 25 filmes de maior bilheteria de Hollywood inseriram o uso do cigarro nas suas cenas. O mesmo ocorre na indiana Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo. Produzindo mais de 800 filmes por ano e atingindo países do mundo inteiro, especialmente do sul da Ásia, do Oriente Médio e da África, essa indústria teve 302 de seus 395 filmes realizados entre 1991 e 2002, ou seja, 76,5%, mostrando cenas em que haviam produtos derivados do tabaco. A colocação do produto em cena ou merchandising, como os especialistas em marketing descrevem, é a arte de identificar e localizar os melhores lugares para se expor um produto, nome ou serviço, tanto em filmes de cinema quanto em programas de televisão. É um modo indireto de vender, uma maneira barata de construir o reconhecimento da marca, expandir a imagem corporativa e obter oportunidades promocionais em alguns dos filmes e programas de televisão de maior sucesso hoje em dia. O merchandising e outras técnicas de marketing que utilizam como veículo a indústria do entretenimento tendem a convencer a platéia a comprar um produto porque os atores os usam. Ao mesmo tempo, o dinheiro pago para exercer essa prática atenua os custos de produção de projetos cinematográficos cada vez mais dispendiosos. FONTE: INCA
Cinema, TV e Tabaco
28/05/2003 | 03:00