Não há evidências sobre qualquer medicamento ou substância alternativa com finalidade de prevenir o contágio pelo coronavírus. A afirmação é do Conselho Federal de Medicina (CFM), que nesta semana divulgou nota refutando o uso de supostos métodos de prevenção e tratamento da Covid-19.
De acordo com o CFM, os únicos métodos de prevenção à contaminação com reconhecimento científico são as medidas de restrição de contato social, uso de máscaras e reforço à higienização.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA:
ESCLARECIMENTO AOS MÉDICOS E A POPULAÇÃO
Orientação do CFM sobre prevenção e tratamento da Covid-19
Diante da circulação de informações, especialmente em redes sociais e grupos de discussão, sobre o uso de supostos métodos de prevenção e tratamento do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Federal de Medicina (CFM) alerta que, até o momento:
- Os únicos métodos de prevenção à contaminação pelo coronavírus com reconhecimento científico são as medidas de restrição de contato social, uso de máscaras e reforço à higienização, como lavagem frequente das mãos e o uso de álcool gel;
-
Não há evidências sólidas na literatura científica a qualquer medicamento ou substância alternativa com finalidade de prevenir o contágio pelo coronavírus, o que inclui produtos como vinhos, cafés, chás e outros tipos de bebidas ou alimentos.
Brasília, 17 de junho de 2020.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA