O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023, realizado nos dias 9 e 10 de março, em Recife, foi antecedido por uma reunião da diretoria do CFM com conselheiros do Conselho Regional de Pernambuco (Cremepe), no dia 7, e da 36ª reunião do CFM com os Conselheiros Federais e Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina.
Na reunião com o Cremepe, diretores da autarquia pernambucana apresentaram uma experiência bem-sucedida de pagamento das anuidades com cartão de crédito e propuseram a suspensão, em definitivo, da taxa para a obtenção do Registro de Qualificação de Especialistas. Também foram debatidas questões como a publicidade médica e o teste de progressão para os estudantes dos cursos de medicina. `
Durante a reunião, diretores do CFM deram explicações sobre a tramitação do projeto de lei nº 81/22, aprovado no dia 6 de março pela Câmara dos Deputados, que trata da indicação de acompanhantes na realização de exames com uso de sedativos. Também falaram sobre a oferta de serviços pelo CFM, como o certificado digital gratuito e o site da prescrição eletrônica.
CRMs – No dia 8 de março foi realizada a 36ª reunião do CFM com os Conselheiros Federais e Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina, na qual foram discutidas diversas pautas como questões referentes à Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), divulgação do Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), do projeto do CFM de Clube de Benefícios, entre outros.
As apresentações foram realizadas tanto por quem estava participando presencialmente quanto pelos conselheiros, presidentes e diretores que participaram por vídeoconferência.
Leia também:
I ENCM 2023 encerra com a aprovação da Carta de Recife
CFM homenageia conselheiros de gestões anteriores
A emoção marcou a entrega das Comendas CFM 2023
I ENCM 2023 debate os avanços da neurociência e a economia da saúde
A eficiência do sistema conselhal é debatida no último dia do I ENCM 2023